495450580893305
 
  • Linkada News

Denatran adia obrigatoriedade do extintor tipo ‘ABC’ por 90 dias


Da Redação

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) anunciou nessa semana, que adiará por 90 dias a exigência do uso do extintor do tipo ABC para carros, que passou a valer no último dia 1º e cujo descumprimento resultaria em multa de R$ 127,69, cinco pontos na carteira de habilitação e retenção do veículo para regularização. Por enquanto, nenhum motorista poderá ser multado por não usar o dispositivo nos veículos.

A medida foi tomada depois de uma reunião do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, com diretores do Denatran, que relataram a dificuldade dos motoristas em encontrar o extintor ABC para compra em lojas de todo o país.

Entrevistamos vários motoristas das cidades de Campina, Quatro Barras e Colombo que relatarão a mesma dificuldade do restante do país em encontrar o extintor para compra. O taxista de Colombo Renan Soares diz que teve que encomendar pela internet para andar dentro da lei. " Fui obrigado a comprar pela internet, mesmo sem a garantia de recebimento, pois dependo do carro para trabalhar e precisamos andar sempre dentro das leis". Quanto ao valor do extintor Renan diz que é um absurdo. " Paguei 95 reais e ainda esperei 10 dias para recebe-lo" disse.

O novo tipo de extintor passou a ser obrigatório em todos os carros fabricados no Brasil. No entanto, a norma afeta veículos fabricados até 2009, já que os produzidos a partir de 2010 já têm o novo modelo.

Os extintores automotivos do tipo ABC são mais eficientes e seguros. Enquanto os antigos da categoria BC são eficazes somente contra chamas em equipamentos elétricos ou provocadas por líquidos inflamáveis, o ABC controla o incêndio produzido por diversos tipos de materiais.


1/1

1/1

1/2

1/1

1/1

1/2

1/1

1/10

1/2

1/5