495450580893305 Depois de utilizado na Copa do Mundo, árbitro de vídeo é aplicado em jogos nacionais
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Depois de utilizado na Copa do Mundo, árbitro de vídeo é aplicado em jogos nacionais


VAR foi testado na semana passada e estreia nesta quarta-feira, durante o jogo entre Santos e Cruzeiro

Para aqueles que acharam que não veriam ou ouviriam mais falar em árbitro de vídeo, que fez sucesso durante a Copa do Mundo 2018, estavam enganados. O recurso estará disponível nos jogos nacionais a partir desta quarta-feira (01).

A primeira partida a utilizar o auxílio do VAR será o jogo entre Santos e Cruzeiro, que começa às 19h30, na Vila Belmiro. Em seguida, o recurso estará presente nos jogos do Corinthians x Chapecoense e Grêmio x Flamengo, ambos às 21h45. O árbitro de vídeo segue disponível para as competições dos próximos dias.

Além disso, o VAR estará presente nas partidas da Libertadores e Sul-Americana, a partir das quartas de final e nas finais da Recopa, no ano que vem, como já aconteceu este ano. Essa tecnologia já foi utilizada em jogos de nível regional, como a final do Campeonato Pernambucano; em um Gre-nal pelo Gaúchão e na decisão do Catarinense.


Antes de colocar em prática a tecnologia do árbitro de vídeo, este foi testado dentro de um estádio durante um jogo do Campeonato Brasileiro, na semana passada, mas sem que o recurso fosse aplicado na prática.

Na Copa do Brasil, serão utilizadas de 14 a 16 câmeras de árbitro de vídeo por jogo, com salas destinadas a essa tecnologia nos estádios e cabines de revisão no gramado. Para que o recurso seja corretamente aplicado, as salas contarão com quatro profissionais: árbitro de vídeo, assistente, operador e supervisor. Também estará presente nos jogos em que houver VAR, um assessor da CBF. O valor da utilização do recurso nas 14 partidas restantes da Copa do Brasil será de 700 mil reais, que dá 50 mil reais por jogo.

(Foto: GloboEsporte.com)

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page