495450580893305 Descubra os benefícios do pinhão
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Descubra os benefícios do pinhão



Os meses de junho e julho estão entre os meses mais frios, e com as baixas temperaturas aumenta a vontade de comer guloseimas, entre as preferidas da estação, está o pinhão.

Semente da araucária, árvore mais comum no Sul do Brasil, o pinhão é uma fonte muito rica de minerais. “Além de ser saboroso, o pinhão possui diversas propriedades nutricionais. Ele é rico em ferro, manganês, zinco, fósforo, magnésio e cálcio, e também contém quantidades significativas das vitaminas do complexo B e vitamina C, além de fibras e proteínas”, explica a nutricionista Greice Kele Padilha.

Segundo Greice, o consumo regular de pinhão ajuda a prevenir doenças cardíacas, além de controlar o diabetes e o colesterol. “É também um ótimo alimento para a nutrição cerebral, graças à quantidade de zinco e vitaminas do complexo B que ajudam a nutrir as células do sistema nervoso central”, afirma.

Apesar do pinhão ser um fruto com fontes ricas em minerais, é necessário consumir de forma equilibrada, pois na sua composição existe muita gordura, em torno de 50%. “O tipo de gordura existente no pinhão é denominado ‘gordura boa’ (insaturada) de mais fácil digestão que as da carne (saturadas).

Pinhão é tudo de bom, porém, quem pretende perder peso deve tomar um pouco de cuidado, pois cada pinhão tem em média 30 calorias. O pinhão pode ser consumido cru, cozido ou assado”, recomenda a nutricionista.

(Foto: Divulgação)


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page