495450580893305 Dia D contra a Dengue acontece nesta quarta-feira, 09 em Colombo
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Dia D contra a Dengue acontece nesta quarta-feira, 09 em Colombo



A Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria da Saúde promove neste dia 09 (quarta-feira) a tarde, em uma parceria com o Estado junto com os demais municípios do Paraná, uma grande mobilização para convocar a sociedade a também entrar na luta contra o mosquito Aedes aegypti. A data foi escolhida por causa do Dia de Ação contra a Dengue, lembrada todo dia nove de cada mês.

Esta ação irá chamar a atenção para a importância do controle do Aedes aegypti que não se limita apenas à dengue. O mosquito também é responsável pela transmissão da febre chikungunya e da zika, uma nova doença relacionada ao surto de microcefalia no país.

Para isso, neste dia 09, quatro barracas estarão montadas em locais estratégicos para conscientizar a população sobre a importância e os métodos de combate. Os pontos são: em frente a Prefeitura na Sede; no Alto Maracanã próximo ao Terminal, nas imediações do Terminal do Guaraituba, no Pronto Atendimento (PA) do Osasco.

O alerta se dá neste momento em que acontece a chegada do verão e das altas temperaturas, e reforça ainda mais a necessidade de se intensificar as ações de combate ao mosquito, visto que o clima quente favorece a proliferação do inseto.

As 23 Unidades Básicas de Saúde do município estarão abertas sempre das 8 às 17h, sendo referencia na prestação de informações e esclarecimentos à população sobre esta e quaisquer outras campanhas.

Surto no País Dados do Ministério da Saúde revelam que até a última semana, 1.248 casos de microcefalia foram notificados em 14 unidades da federação. O estado de Pernambuco é o que concentra o maior número de casos (646), sendo o primeiro a identificar aumento de microcefalia em sua região.

Em seguida, estão: Paraíba (248), Rio Grande do Norte (79), Sergipe (77), Alagoas (59), Bahia (37), Piauí (36), Ceará (25), Rio de Janeiro (13), Tocantins (12) Maranhão (12), Goiás (2), Mato Grosso do Sul (1) e Distrito Federal (1). Entre o total de casos, foram contabilizadas sete mortes de bebês com microcefalia.


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page