495450580893305 Em ano bissexto Brasil terá 12 feriados nacionais e pontos facultativos
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Em ano bissexto Brasil terá 12 feriados nacionais e pontos facultativos



O Governo Federal divulgou no início desta semana as datas dos feriados nacionais e pontos facultativos para o ano de 2016. O trabalhador que pretende viajar ou emendar férias terá ao todo 12 datas, entre oito feriados nacionais e cinco pontos facultativos para se ausentar do trabalho. O anúncio foi publicado no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (4) e não inclui feriados municipais.

Dos 12 feriados, 10 vão cair durante a semana como é caso do Carnaval, da Páscoa, Tiradentes, Corpus Christi, Independência, Aparecida, Finados e a Proclamação da República. Domingo entra na lista para os feriados do Dia do Trabalho e Natal. Um alívio para quem quer descansar um pouco mais é que alguns feriados caem na segunda, terça ou quinta-feira, o que pode facilitar a dispensa de um dia aos trabalhadores.

Os feriados terão um impacto direto na economia nacional que deixará de arrecadar R$ 78 bilhões somente no comércio. A indústria brasileira estima cerca de R$ 54,6 bilhões a menos no orçamento em 2016.

Confira:

1º de janeiro (Sexta) - Confraternização Universal (feriado nacional);

8 de fevereiro - Carnaval (Segunda) (ponto facultativo);

9 de fevereiro - Carnaval (Terça) (ponto facultativo);

10 de fevereiro - quarta-feira de Cinzas (ponto facultativo até as 14 horas);

25 de março - (Sexta) Paixão de Cristo (feriado nacional);

21 de abril - (Quinta) Tiradentes (feriado nacional);

1º de maio - (Domingo) Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional);

26 de maio - (Quinta-feira) Corpus Christi (ponto facultativo);

7 de setembro - (Quarta) Independência do Brasil (feriado nacional);

12 de outubro - (Quarta) Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);

28 de outubro - (Sexta) Dia do Servidor Público (ponto facultativo);

2 de novembro - (Quarta) Finados (feriado nacional);

15 de novembro - (Terça) Proclamação da República (feriado nacional); e

25 de dezembro - (Domingo) Natal (feriado nacional)

Ano bissexto – O ano de 2016 é bissexto, ou seja, tem 366 dias, um a mais do que os anos comuns. Isso acontece porque no mês de fevereiro haverá 29 dias, o que ocorre de quatro em quatro anos. O ano bissexto foi criado pelos romanos na época do imperador Júlio César. Era preciso adequar o calendário ao tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol.

A volta da Terra ao redor do Sol não é feita em exatos 365 dias, mas sim em 365 dias, cinco horas, 48 minutos e 46 segundos. Essa fração de dias, arredondada para seis horas, é compensada no ano bissexto, já que seis horas, em quatro anos, são 24 horas, ou seja, mais um dia.

Os antigos romanos também decidiram que esse dia extra seria 29 de fevereiro, o menor mês do ano. Sem o ano bissexto, as estações do ano não teriam datas definidas, como acontece hoje.


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page