495450580893305
 
  • Portal Linkada News

Encontro sobre Autismo reúne mais de 100 pessoas em Quatro Barras

Da Redação com assessoria


A Câmara de Vereadores de Quatro Barras promoveu, na noite da última quarta-feira (27), um encontro para falar sobre Autismo. O evento reuniu cerca de 120 pessoas e contou com a presença de especialistas no assunto, professores da rede pública estadual e municipal, pedagogos, profissionais da saúde, pais e crianças autistas, além de autoridades.


Com o tema “Vamos falar sobre Autismo?”, a abordagem teve a iniciativa do vereador Kayo Augustus Santos e contou com palestras de extrema relevância e elevado nível de esclarecimento, conduzidas por Elize Matos, diretora o ICO Project Instituto e Fernanda Rosa, diretora do Instituto Anjo Azul.


Além do vereador Kayo Augustos, participaram do evento o vereador e presidente da Câmara Municipal, Eduardo José Lago (Dudu); vereadora Lucinéia Alves (Lu) e também os parlamentares André Luiz da Silva Barcia (Dr. André), Gilson Rodrigues e Sandro Eleno Andreatta (Leno).

Foto: Divulgação/Câmara de Quatro Barras

O Poder Executivo foi representado no evento pela diretora da Secretaria Municipal de Governo e Desenvolvimento Econômico, Ana Claudia Valenga, os secretários municipais de Infraestrutura, Logística e Frotas, Paulo César de Lima Junior e de Tecnologia da Informação e Comunicação, Luis Henrique Francisco, a Coordenadora da Secretaria Municipal de Saúde, Nair Lenz, e a Diretora da Secretaria de Educação, Gleice Esperanceta.


O tema que vem sendo discutido mundialmente e buscando por meio de iniciativas como a que ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Quatro Barras o melhor entendimento diante do Autismo, fez com que autoridades de municípios vizinhos também prestigiassem o encontro, haja vista o envolvimento delas na causa.


De Curitiba, representando a Câmara Municipal da capital paranaense, o evento contou com a presença dos vereadores Pier Petruzziello e Flávia Francischini. De Pinhais, Quatro Barras recebeu a visita do vereador Renan Ceschin. Representando Colombo, os vereadores Anderson Prego e Joel Bueno. O vereador Sergio Cavagni e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Venicio Ferreira, ambos de Campina Grande do Sul, também participaram.


AGORA É LEI – Recentemente, o Poder Legislativo aprovou um Projeto der Lei de autoria do vereador Kayo Augustos prevendo a Semana de Conscientização. O teor da matéria versa sobre campanhas educativas à cerca do tema, de modo que toda a população seja cada vez mais inserida no contexto do Autismo.


AUTISMO – Segundo o Ministério da Saúde, o transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.


1/1

1/10

1/4

1/1

1/1

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/2

1/5

1/1