495450580893305
 
  • Linkada News

Escola de Campina inclui música no processo de Educação dos alunos


A música tem ajudado no processo de Educação de muitos alunos da Escola Municipal Marcos Nicolau Strapassoni, em Campina Grande do Sul. O projeto atualmente conta até com um coral infantil, que teve início em 2013, com os alunos do 2º ano. Dois anos se passaram e o canto já se estendeu para as crianças do 3º e 4º ano.

A ideia de levar música para o ensino público nasceu quando o professor Josias Padilha levou um violão para a sala de aula. E foi por meio deste instrumento de cordas que Padilha começou a ensinar técnicas de musicalização aos seus alunos, como teoria, apreciação, dramatização, produção e criação musical, além de ritmo e canto, com o intuito de fomentar a música como processo de educação das crianças.

De acordo com o professor, a ideia de formar um coral partiu da experiência inicial que os alunos tiveram com a música. “Comecei uma série de ensaios e observações entre as turmas para formar um coral de crianças, onde através da música se promovesse a cidadania e a humanização, além de levar alegria em diferentes ambientes, não só dentro da escola, mas abrindo os portões e ultrapassando os muros escolares”, conta.

Após formado, o coral ganhou o nome de “Turminha da Alegria”. Uma parceria para aprimorar a técnica vocal das crianças foi feita com o coral de adultos do Hospital Angelina Caron. O tempo passou e o projeto foi crescendo. Hoje, além das atividades do canto coral, o projeto envolve aulas de flauta doce, através de um trabalho voluntário, fruto de mais uma parceria entre escola e a comunidade.

Hoje a música se consolidou como uma das principais atividades culturais da escola, e a cada ano que passa, se supera entre os alunos. Prova disso foi o concurso promovido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), em que as crianças da escola participaram recentemente. Os alunos tiveram a tarefa de compor uma música tratando sobre tema “trabalho infantil”. A canção composta recebeu o nome de “Lamento de um Menino”, e onde é apresentada, emociona crianças e adultos.

Confira abaixo o vídeo da canção:



1/1

1/10

1/4

1/1

1/1

1/1