495450580893305 Estatísticas demonstram redução em índices de criminalidade em Quatro Barras
top of page
  • Foto do escritorPortal Linkada News

Estatísticas demonstram redução em índices de criminalidade em Quatro Barras


Imagem: Portal Linkada News

A Prefeitura de Quatro Barras divulgou na tarde de ontem, quinta-feira (16), um levantamento obtido junto à Secretária da Segurança Pública do Paraná (Sesp-PR) em relação ao número de ocorrências registradas em ações das Polícias Civil e Militar e também da Guarda Municipal na região.


Os dados indicam que os casos de tráfico de drogas atendidos pelos órgãos de segurança tiveram um aumento considerável. A estatística também demonstra uma ação mais efetiva da polícia e Guarda Municipal em abordagens preventivas.


A análise também avaliou indicadores como furtos e roubos gerais e específicos de veículos, índices de recuperação dos produtos de furtos e roubos, tráfico e consumo de drogas, homicídios, perturbação do sossego e ameaças, que foram comparados entre os anos de 2015 e 2018.


A queda significativa obtida com o levantamento foi em relação ao percentual de homicídios dolosos (em que há a intenção de matar), sobre o qual foram registrados 76%. Outra redução observada foi a de 66% no número de furtos e roubos, que englobam arrombamentos de residências, assaltos à mão armada e roubo de veículos, entre outros. Além disso, houve uma redução de 33% em denúncias de perturbação do sossego, o que demonstra maior respeito da sociedade às regras de convívio, uma vez que foram criadas diferentes formas para que as pessoas promovam denúncias.


O secretário de Ordem Pública Marcos Pereira comentou sobre as estatísticas e atribuiu o resultado à boa integração entre as diversas forças que atuam na Segurança Pública (Guarda Municipal, Polícia Civil e Militar), assim como no aumento dos canais de denúncias, tornando mais rápido e eficaz o atendimento às ocorrências.


Já o prefeito Angelo Andreatta (Lara) comemorou os avanços. "Quatro Barras atualmente apresenta uma população estável, sem grandes vulnerabilidades sociais que pode contar com a força sempre presente da nossa Guarda Municipal. Tivemos a ousadia em armar e equipar nosso bravo efetivo, por acreditar em seu potencial, além do cuidado em treiná-los. Embora os profissionais da Guarda possuam a sensibilidade de uma Guarda Comunitária, que conhece nosso cidadão quatro-barrense, está preparada para os enfrentamentos do dia a dia", disse.


Lara ainda lembrou que todos tem o papel de zelar pela segurança e o convívio harmonioso, lembrando que atualmente políticas públicas têm sido promovidas e monitoradas por Conselhos Municipais relacionados à segurança, criança e adolescente, juventude e ao combate às drogas.

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page