495450580893305 Ex-aluna do CEEP Newton Freire Maia assume vaga no Conselho Estadual de Saúde
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Ex-aluna do CEEP Newton Freire Maia assume vaga no Conselho Estadual de Saúde



Com apenas 20 anos de idade e com um histórico comunitário muito atuante dentro e fora do Colégio Agrícola Newton Freire Maia, a ex-aluna Ynaia Gebauer de Lira, de Quatro Barras, foi indicada recentemente a assumir uma vaga no Conselho Estadual de Saúde-CESPR, onde terá a função de formular estratégias, controlar e fiscalizar as políticas estaduais de Saúde. A nomeação está prevista para acontecer no próximo dia 28 de abril (quinta-feira) em Curitiba.

Segundo Ynaia, a nova responsabilidade surge como uma oportunidade única dela defender os interesses da juventude paranaense. “Fico honrada pelo convite. É uma oportunidade de ampliar o trabalho que venho desenvolvendo há algum tempo em prol dos jovens de nosso estado”, completa.

Até o ano passado Ynaia estava como presidente do Grêmio Estudantil do CEEP Newton Freire Maia, período em que trabalhou forte em questões sociais ligadas, em especial, ao fim da violência contra mulheres. O tema ganhou grande repercussão no ambiente escolar e contou com o envolvimento de pais e alunos da instituição. Durante o período a jovem atuou também em ações sociais voltadas ao meio ambiente, como educadora ambiental na cidade de Quatro Barras, além de trabalhar como voluntária há mais de quatro anos em ONGs e associações comunitárias da região.

O convite para que a jovem assumisse o cargo no CES-PR foi feito no fim do mês passado pelo presidente da Femoclam e Famopar, Nilson Pereira, que ressalta a importância da participação da juventude nas causas sociais. “Estamos felizes com o envolvimento da nossa querida Ynaia nas causas que defendemos. Estamos reoxigenando o quadro de lideranças e a chegada da juventude, representa um novo ânimo para todos aqueles que sonham com uma sociedade mais justa e aberta à participação popular”, afirma o presidente.

Além de trabalhar como conselheira, Ynaia também estará paralelamente até dezembro deste ano como suplente da Femoclam (Federação das Entidades Comunitárias e Associação de Moradores do Paraná). A partir de janeiro de 2017, a expectativa é que a jovem deixe a suplência e passe a atuar como titular do cargo até 2019, na vaga atualmente ocupada por Ivo Pedroso, da cidade de Marechal Malet.

Com informações de Osni Mendes

(Foto: Reprodução TV Paulo Freire)


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page