495450580893305 Fake News prejudicam combate ao coronavírus
top of page
  • Foto do escritorPortal Linkada News

Fake News prejudicam combate ao coronavírus



Em tempos de cuidados com a saúde, especialmente devido à pandemia do novo coronavírus (COVID-19), o compartilhamento de notícias falsas pelas redes sociais acaba prejudicando a batalha contra a doença. Pensando nisso e buscando ajudar com informação de credibilidade, O Linkada News vem por meio desta matéria esclarecer alguns pontos.


Neste momento, é importante que as pessoas estejam ligadas aos canais oficiais de informação sobre a doença, como os portais do Governo Federal e Estadual, além de acompanhar as notícias através de meios de comunicação confiáveis.


Para ajudar no combate a essas fake news, o Ministério da Saúde disponibiliza em uma página específica uma lista de mitos que circulam pelas redes sociais a respeito da doença. O ministério ainda tem um número para atendimento pelo WhatsApp: (61) 99289-4640, em que recebe “informações virais” sobre o coronavírus, sendo que estas denúncias são analisadas por técnicos do Governo Federal.


Veja abaixo algumas das fake news mais compartilhadas sobre o coronavírus:

- Álcool gel não tem eficácia contra o coronavírus, mas o vinagre sim

- Chá imunológico combate a doença

- Cientistas já descobriram uma vacina contra o Covid-19

- Fazer gargarejo com água morna, sal e vinagre elimina o coronavírus

- Para se prevenir da doença deve-se tomar chá de abacate com hortelã

- Vitamina C + Zinco combatem a doença

- Coronavírus causa pneumonia de imediato

- Ar do plástico bolha vindo da China contém o novo coronavírus


Estas são algumas das notícias falsas propagadas via internet e que acabam prejudicando o andamento das medidas preventivas contra a pandemia e que podem ser evitadas se verificadas e com acesso à informação de qualidade.


RECOMENDAÇÃO - É importante lembrar também que no início desta semana, a Organização Mundial da Saúde (OMS) orientou as pessoas que não utilizem Ibuprofeno para tratar sintomas do coronavírus.


A contraindicação veio após um estudo publicado na revista científica The Lancet, o qual demonstrou que este medicamento potencializa a ação do vírus no corpo humano. Além deste remédio, o uso de aspirinas e corticoides também não é recomendado por especialistas.


Entre os remédios que são compostos por Ibuprofeno estão: Advil; Algiflex; Algi-Reumatril; Alivium; Buprovil; Buscofem; Dalsy; Doraliv; Doraplax; Febsen; Ibuflex; Ibufran; Ibuliv; Ibupril; Ibuprofan; Ibuprofeno; Ibupromed; Ibuprotrat; Ibuvix; Iquego-Ibuprofeno; Lombalgina; Motrim; Novalfem; Otiun; Parartrin; Spidufen e Uniprofeno.

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page