495450580893305 Feira do Conhecimento reúne pela primeira vez todas as escolas municipais de Campina Grande do Sul
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Feira do Conhecimento reúne pela primeira vez todas as escolas municipais de Campina Grande do Sul


A Escola Municipal Ulisses Guimarães, que fica no bairro Moradias Timbu, em Campina Grande do Sul, sediou a Feira do Conhecimento: Copa do Mundo e Agrinho, no último sábado (11). A atividade reuniu pela primeira vez as 12 escolas municipais e 17 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) da região, para tratar de temas diversos envolvendo países que participaram da Copa do Mundo 2018 junto ao Programa Agrinho, que tem como objetivo levar às escolas da rede pública, a proposta pedagógica baseada em visão complexa, na inter e transdisciplinaridade e na pedagogia da pesquisa.

O evento contou com a Copa Agrinho de Futsal, uma competição que aconteceu durante a manhã entre as escolas e à tarde com apresentações de trabalhos desenvolvidos por alunos e professores de cada escola. A escola Ulisses Guimarães concedeu salas para que os estudantes das outras instituições pudessem apresentar os projetos desenvolvidos referentes aos países que estavam representando.

A reportagem do Linkada News conversou com a coordenadora de projetos da Secretaria Municipal de Educação, Lismari Bontorin Giacomitti, que contou que o Agrinho é trabalhado nas instituições desde 1999, em que são desenvolvidos projetos dentro das propostas do Programa como saúde, meio ambiente, educação e cidadania, entre outros. “Neste ano, a atividade está sendo um pouco diferente, porque estamos aliando o Agrinho com o evento mundial que foi a Copa do Mundo”, informou a coordenadora.

Ela ainda explicou que para que o evento acontecesse, as escolas foram divididas em países e cada uma pesquisou alguma curiosidade para ser trabalhada, seja envolvendo a economia de um determinado país seja envolvendo a arte ou outros setores fazendo também um comparativo com o Brasil. Os responsáveis por representar o Brasil foram os Cmeis.


Em relação à escolha da escola Ulisses Guimarães como local para ser palco do evento, a decisão se deu devido ao espaço amplo que o local possui mostrando-se viável para comportar todas as outras instituições com os trabalhos desenvolvidos. O trabalho para o desenvolvimento do evento esteve em ação desde o início deste ano.

PAÍSES EM EXPOSIÇÃO - Durante a feira, a equipe do Linkada News passou por alguns espaços em que estavam sendo trabalhadas as temáticas dos países da Copa do Mundo, uma das salas foi a da Escola Ulisses Guimarães, em que os alunos trouxeram ao público informações a respeito do Egito. No espaço, era possível observar as inúmeras maquetes e desenhos construídos pelos próprios estudantes com a ajuda dos pais e professores e fazer questionamentos sobre um determinado tema exposto.

Para a supervisora da instituição, Danieli Allano Perrony Silva, a união das escolas em um mesmo local garantiu uma troca maior de experiências e a ampliação dos assuntos faz com que as crianças desenvolvam mais o senso crítico. “A gente tem que ampliar o assunto, para que dessa forma possamos formar um aluno que aprenda a pesquisar”, disse ela.

Além do auxílio dos pais para que o trabalho fosse desenvolvido, a escola contou com a colaboração do técnico de meio ambiente Uziel Ferreira, que esteve na instituição para uma palestra de conscientização e orientação com a turma do quinto ano, que trabalhou com a temática do lixo comparando o Egito e Brasil. Ele contribuiu para que a turma pudesse trabalhar da melhor forma com o assunto.

Um dos alunos responsáveis pela apresentação desse tema foi o Nathan Valcacio, que explicou à equipe do Portal Linkada News como a população do Egito é acostumada com o lixo exposto nas ruas e o mau-cheiro causado pelos resíduos, diferentemente do Brasil, em que há a reciclagem dos materiais.

Mas, o Egito foi só um entre tantos outros países trabalhados na Feira do Conhecimento. O fato, é que o evento movimentou a comunidade escolar da região trazendo um pouco da cultura dos países, além de garantir muito conhecimento e diversão para todos que participaram.

(Vídeo: Luis Linkada)

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page