495450580893305 Fenômeno "Lua Azul" acontece na noite desta sexta-feira
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Fenômeno "Lua Azul" acontece na noite desta sexta-feira



A noite desta sexta-feira (31) terá a segunda lua cheia do mês, fenômeno raro conhecido desde a década de 40 como lua azul. Porém, especialistas afirmam que isso não significa que a lua realmente terá a coloração azulada.A segunda lua cheia acontece por causa da diferença do mês terrestre, que dura 30,5 dias, e o tempo que a lua leva para girar em torno da terra, que resulta em 29.5 dias. É justamente essa diferença que provoca "sobra" de uma lua cheia e ainda a variação entre os dias e as quatro fases da lua.

O apelido teria surgido a partir da expressão em inglêsonce in a blue moon, que significaacontecimento raro, mas que acabou absorvida segundo a tradução literal. Segundo informa a revista Galileu, uma lua azul aconteceu de fato no ano de 1883, século 19, devido a uma erupção do vulcão Krakatoa, na Indonésia, que lançou cinzas que se espalharam por toda a atmosfera terrestre. Elas provocaram o efeito da ua azulada em boa parte das noites daquele ano. Outro fator que pode contribuir para a lua azul são incêndios florestais que causam a mesma impressão.

Uma Lua cheia ocorre aproximadamente a cada 29,5 dias e nas raras ocasiões em que a lua cheia cai no início de um mês há uma boa chance de uma lua azul ocorrerá no final do mês. A última lua azul foi em agosto de 2012 e a próxima deve ser registrada apenas em 31 de janeiro de 2018, sucedendo a primeira Lua cheia do ano, que ocorrerá em 02 de janeiro.

(Foto: Isturativa)


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page