495450580893305 Fiéis decoram ruas de Campina e Quatro Barras
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Fiéis decoram ruas de Campina e Quatro Barras


Da Redação

Vários fiéis católicos de Campina e Quatro Barras acordaram cedo nesta quinta-feira (19) para confeccionar os tapetes decorativos que enfeitam as procissões de Corpus Christi na região. Nem mesmo o frio intimidou os voluntários que usaram os mais variados tipos de materiais para montagem dos tapetes; tinta especial, serragem e papel colorido.

No Jardim Paulista, em Campina Grande do Sul, parte da Avenida Alderico Bandeira de Lima, recebeu um colorido diferente. Desde às 8h da manhã crianças, adolescentes e adultos de diversas comunidades e pastorais do município trabalhavam para decorar a via, entre a José Sbalchiero e Ângelo Antônio Zanchetin. Foram cerca de mil metros de arte de desenhos que expressavam a Paz, Batismo e Amor. Este ano, a organização do evento optou por não usar a convencional serragem, que foi substituída por uma tinta especial.

Na Avenida São Sebastião, em Quatro Barras, a decoração da rua também não foi diferente. Com sacos e caixas cheias de serragem, fiéis se reuniram para preparar os tapetes que enfeitam o centro da cidade para a procissão de Corpus Christi. Toda a confecção dos tapetes se estendeu durante toda a manhã. Aos poucos, nas mãos de verdadeiros artistas os materiais iam se tornando obras de arte que expressam a religiosidade de um povo. Por volta do meio-dia os fiéis foram para a casa e voltaram para a procissão marcada para às 15 horas, na Igreja Matriz.

Tanto na Paróquia São Sebastião em Quatro Barras como no Santuário Nossa Senhora de Fátima, em Campina, as celebrações reuniram centenas de fiéis.

História

A comemoração de Corpus Christi é um dos dez feriados nacionais brasileiros. É nele que os católicos celebram o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo, um dos sacramentos da Eucaristia.

A comemoração ocorre após a Festa da Santíssima Trindade, sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. A data também pode ser calculada pelo domingo de Páscoa, já que é realizada 60 dias depois.

(Foto: Luis Linkada)

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page