495450580893305 GM de Quatro Barras apresenta números sobre a atuação na segurança pública e inovação no atendimento
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

GM de Quatro Barras apresenta números sobre a atuação na segurança pública e inovação no atendimento


Um levantamento feito pela Guarda Municipal (GM) de Quatro Barras demonstrou o número de atendimentos feitos pela equipe no decorrer de um ano. De 2017 até o momento, a guarda fez mais de 2 mil operações voltadas à segurança pública da região. Ao todo, foram 2.237 ocorrências, 420 abordagens preventivas, 116 acidentes atendidos, 177 veículos irregulares recolhidos, 69 kg de maconha e 420 pedras de craque apreendidas, 21 armas de fogo tiradas das ruas e 26 operações em parceria com as Polícias Militar e Civil. Os dados foram apresentados ontem (18) durante um evento da Guarda Municipal com demais órgãos de Quatro Barras.

Além da divulgação do levantamento, a cerimônia contou com a entrega dos certificados do Curso de Requalificação de Armamento e Tiro, e a assinatura do prefeito Angelo Andreatta (Lara) em três minutas de projetos que prevêem melhorias no Plano de Cargos dos Guardas Municipais.

O curso de armamento e tiro foi a primeira requalificação anual das equipes, conforme previsto na Lei Federal 13022/14, que determina a formação continuada da GM para uso de armas letais. Foram 40 horas/aula de capacitação na sede da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Curitiba, entre os dias 27 e 31 de agosto (primeira turma) e 10 a 14 de setembro (segunda turma). A capacitação foi resultado de uma ação integrada entre GM de Quatro Barras, CONSEG-QB, GM de Pinhais - que ofereceu a instrução - e PRF.

Durante a solenidade, o prefeito Angelo Andreatta (Lara) fez uma análise sobre o momento positivo da Guarda Municipal, que vem intensificando ações e lançando novos mecanismos para aprimorar o atendimento ao cidadão. "Mesmo num período de crise, Quatro Barras tem investido muito na segurança com novas viaturas, motos, armas não letais, coletes balísticos, requalificação e hoje lançando mais um aplicativo em defesa do cidadão. Nada disso seria possível sem a parceria com as polícias e guardas vizinhas. Esta relação de trabalho em equipe é fundamental", ressaltou Lara.

Ele também citou programas preventivos como o Projeto Guarda Amigo e o Proerd, que acontece através da Secretaria de Educação e a Polícia Militar. "Vejam o sucesso desses programas. Nossas crianças vêem no guarda municipal uma referência, e assim plantamos bons exemplos, fazendo valer o lema da GM que é servir e proteger", concluiu o prefeito.

INOVAÇÃO NO ATENDIMENTO – O contato com a GM, até o momento, era feito via telefone pelo 153. Mas agora, a população pode acionar a guarda via aplicativo de celular. A novidade também foi apresentada durante o evento de quarta-feira.

A implantação do aplicativo 153 Cidadão, tem o intuito de agilizar o acionamento da GM diante de casos de roubo, furto, crimes, perturbação do sossego, denúncias, entre outros. A ferramenta oferece um canal direto com a Guarda através do próprio sistema, de chat ou fale conosco.

A população já pode aderir a esse tipo de atendimento, lembrando que a instalação é bem simples. Basta baixar o aplicativo no celular pelo Google Play ou na App Store e preencher o cadastro com seus dados. Ao acionar a GM, o sistema reconhece a identidade do solicitante e sua localização de forma rápida e segura. Mulheres sob proteção da Lei Maria da Penha ainda terão um botão exclusivo para acionar a Guarda.

Sobre a novidade, o secretário de Ordem Pública de Quatro Barras, Marcos Pereira, esclareceu que a ferramenta integra um sistema ainda maior: o Boletim Eletrônico. Sendo assim, as chamadas para ocorrências são recebidas na base da GM e transmitidas para as equipes via tablets. Ao final, os boletins são concluídos via sistema, de forma integrada ao 153 Cidadão. "É mais uma ferramenta para agilizar o atendimento à população, dando uma rápida resposta diante das ocorrências", disse o secretário.

(Fotos: Departamento de Comunicação/Prefeitura)


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page