495450580893305
top of page
Foto do escritorPortal Linkada News

Granja do Canguiri será transformada na Escola Agrícola 4.0

Da Redação com assessoria

A Granja do Canguiri, ex-residência oficial dos governadores do Paraná, terá novo uso e será transformada na Escola Agrícola 4.0. O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou, na última terça-feira (28), o documento que formaliza a transferência do imóvel, localizado em Pinhais, para a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, que será responsável pela implantação do projeto-piloto da unidade.


A área de 27 mil metros quadrados funcionará como suporte às atividades do Colégio Estadual de Educação Profissional (CEEP) Newton Freire Maia, que fica próximo à propriedade.


Disciplinas relacionadas à inovação e ao uso de tecnologias aplicadas à agricultura familiar serão oferecidas no CEEP, que funcionará como um laboratório de práticas inovadoras que podem ser usadas em todo o Ensino Técnico Agrícola do Estado.


O ato de transferência foi formalizado no lançamento do Pense Agro, um hackathon on-line que busca soluções para as pequenas propriedades rurais e para o próprio CEEP, contribuindo com o projeto da Escola Agrícola 4.0. A iniciativa é da Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep), em parceria com o Governo do Estado.


“Antes mesmo de assumir o governo, tínhamos a proposta de disponibilizar esta área para a criação do primeiro colégio agrícola 4.0 do Estado, projeto pioneiro que coloca mais uma vez o Paraná como protagonista na inovação do ensino técnico agrícola do País”, afirmou Ratinho Junior.


“Também é uma demonstração do nosso respeito com o dinheiro público e do compromisso com o fim das regalias. Uma propriedade que era de uso de algumas autoridades passará a formar técnicos que vão contribuir com a modernização da agricultura paranaense”, salientou.


Com o Pense Agro, ressaltou o governador, os próprios alunos ajudarão a desenvolver as ideias que poderão ser implantadas na Escola Agrícola 4.0. “A participação dos jovens vai ajudar na formulação de como será a escola e como agregar a tecnologia ao ensino. As ferramentas tecnológicas vão atrair os jovens para a agricultura, transformando os estudantes em bons técnicos e grandes gestores das propriedades rurais”, disse.

Foto: Divulgação

NOVO CONCEITO - A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, enviou um vídeo comentando a iniciativa do Governo do Estado. “Neste Dia do Agricultor, que também marca os 160 anos de fundação do Ministério da Agricultura, gostaria de parabenizar o Paraná pela iniciativa de transformar um imóvel que era moradia dos governadores em uma escola agrícola com um novo conceito, que vai colocar os jovens que se interessam por essa atividade no mais alto patamar de tecnologia e aprendizado”, elogiou.


AGRICULTURA FAMILIAR – O presidente da Fetaep, Marcos Brambilla, destacou que a iniciativa será fundamental para levar o desenvolvimento à agricultura familiar, que corresponde a 75% de todos os estabelecimentos rurais do Estado. São cerca de 228 mil propriedades, onde trabalham aproximadamente 535 mil pessoas.


“A agricultura familiar tem grande relevância na produção de alimentos e na garantia da segurança alimentar dos paranaenses”, afirmou Brambilla. “A proposta do