495450580893305 Há 5 anos caia neve em Campina Grande do Sul
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Há 5 anos caia neve em Campina Grande do Sul


Os mais antigos diziam não saber se ainda haveria possibilidade de rever o fenômeno acorrido até então só no ano de 1975, porém em julho 2013, a caixa de mensagem do Portal Linkada News estava repleta de fotos e vídeos registrando a neve naquela manhã gelada do dia 23.

Na época, um vídeo postado pelo litor/internauta Sergio Oliveira em frente ao Mercado Caic, mostrava com nitidez a ocorrência meteorológica que consiste na precipitação de flocos formados por cristais de gelo.


Sobre a neve

O fenômeno pode apresentar intensidade leve, moderada ou forte, podendo receber a denominação de nevasca (mais comum no Brasil) ou nevão (mais comum em Portugal), quando se trata de uma tempestade de neve; ou nevisco, para uma precipitação de neve muito leve. De modo geral, a ocorrência de queda de neve costuma ser denominada como nevada.

Cada floco de neve é composto por água congelada em uma forma cristalina[ que, devido à sua grande capacidade de refletir a luz, adquire aparência translúcida e coloração branca. A precipitação desses flocos ocorre com frequência nas zonas de médias e elevadas latitudes do planeta Terra, uma vez que consistem em regiões de clima frio e temperado. Também não é incomum sua ocorrência nos pontos mais elevados do planeta, caso das nevadas registradas em algumas formações montanhosas e planaltos serranos.


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page