495450580893305 Hospital Angelina Caron realiza 60% das cirurgias bariátricas de todo Paraná
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Hospital Angelina Caron realiza 60% das cirurgias bariátricas de todo Paraná


O número de cirurgias bariátricas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) cresceu 450% desde 2003. Há 15 anos eram realizadas 1.813 cirurgias e no ano passado foram registrados 10 mil procedimentos. Referência no país em cirurgia bariátrica, o Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul, realiza mais de um terço dos procedimentos desse tipo no país, atraindo pacientes de todos os estados. No Paraná o percentual de participação sobe para 60% das 5,8 mil cirurgias.

As 3,5 mil cirurgias bariátricas realizadas em 2017 pelo hospital representam um crescimento de 57% se comparado com o resultado obtido pela instituição no ano anterior. Em 2016, o Hospital Angelina Caron já havia conquistado um resultado recorde com 2.253 cirurgias bariátricas pelo SUS.

Para comparação, o número de cirurgias realizadas no Angelina Caron é superior ao realizado em toda a Região Sudeste: 3.554 contra 3.056.

Segundo o cirurgião do Angelina Caron, Pedro Henrique Lambach Caron, o hospital é referência pelo uso de técnicas menos invasivas e na realização de procedimentos em pacientes com nível elevado de obesidade e outras doenças associadas.

“O número expressivo de cirurgias bariátricas realizadas no Caron está relacionado com as técnicas utilizadas, aliadas à tecnologia de ponta e corpo clínico em constante atualização. Além das centenas de casos de alta complexidade e risco realizados no hospital”, menciona.

As técnicas de cirurgias bariátricas mais realizadas foram o bypass gástrico (que reduz drasticamente o tamanho e o volume do estômago que fica em torno de 50ml, além de realizar um desvio no intestino) e a gastrectomia vertical (também chamada de sleeve gástrico, na qual o estômago do paciente obeso é grampeado em forma de tubo, reduzindo o seu volume para 80 a 100ml).


Obesidade no Brasil

• Segundo o IBGE, mais de 82 milhões de brasileiros estão acima do peso.

• O número acima revela que seis a cada dez pessoas estão com excesso de peso.

• A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) aponta que a cada ano são realizadas mais de 100 mil cirurgias bariátricas no Brasil. O número cresceu mais de 500% em 15 anos.

• O país figura entre as oito nações que mais realizam cirurgias bariátricas para cada cem mil obesos.

Dúvidas sobre os cuidados antes e depois da cirurgia

• A escolha da técnica utilizada é do médico. O especialista avalia qual o melhor procedimento para cada caso e o que oferece o menor risco.

• O ideal é parar de beber e fumar. O consumo de bebidas alcóolicas e o hábito de fumar aumentam as chances de complicação para qualquer procedimento. Alcoolismo é uma contraindicação para a cirurgia.

• O paciente precisa seguir à risca a reeducação alimentar e a realização de atividade física. A cirurgia não faz milagre. O paciente precisa compreender que o procedimento é o primeiro – e grande – passo para uma mudança de vida.

• A perda de peso costuma ocorrer até um ano e meio após a cirurgia. Depois deste período é preciso dedicação e atenção para manter o peso. O ganho costuma estar relacionado com a falta de adesão à mudança dos hábitos de vida.

(Foto: Internet)


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page