495450580893305

Inscrições para o Sisutec começam nesta segunda



O MEC (Ministério da Educação) abre nesta segunda-feira (29) as inscrições para cursos do Programa Nacional do Ensino Técnico (Pronatec) que oferece cursos de nível técnico em escolas públicas e privadas, aos alunos que participaram do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2014. As inscrições serão feitas através do site www.sisutec.mec.gov.br. O prazo termina às 23h59 do dia 03 de julho. O edital que regulamenta a seleção foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (26). Após problemas com orçamento e corte de vagas, o Sisutec 2015 terá o resultado da primeira chamada divulgado no dia 07 de julho e da segunda chamada no em 14 de julho. O início das aulas ocorre entre os dias 03 e 31 de agosto. Para concorrer a uma das vagas, o aluno não pode ter tirado zero na redação do ENEM.

Entre as vagas oferecidas nesta seleção, 85% serão destinadas para estudantes que, independentemente de renda per capita familiar, tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas, na condição de bolsista integral. Além disso, metade dessas vagas serão reservadas para alunos com renda per capita de até 1,5 salário mínimo. Mas, para ocupar uma dessas vagas, não é permitido que o aluno continue matriculado em outro curso técnico de nível médio ou superior, ou curso de graduação, em instituições públicas ou privadas como bolsista.

O Sisutec tem um modelo parecido ao do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), usado pelo MEC para selecionar alunos para vagas em cursos de graduação. Pela internet, os estudantes que fizeram o Enem usam seus dados do exame (número de inscrição e senha) para se inscreverem no sistema. Lá, poderão escolher até duas opções de cursos, dentro das modalidades de concorrência (ampla concorrência ou pelas cotas).


1/1

1/10

1/1

1/1

1/1

1/1

1/1

1/1

1/2