495450580893305 Líderes da RMC compõem o governo Ratinho Jr
top of page
  • Foto do escritorPortal Linkada News

Líderes da RMC compõem o governo Ratinho Jr



O governo do Estado do Paraná, conforme proposto na campanha de Ratinho Júnior durante as eleições, conta agora com lideranças da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A equipe do Linkada News separou algumas destas figuras públicas nesta reportagem.


O primeiro caso é de Helder Lazarotto, que assumiu o cargo de diretor-administrativo na Fundação Estatal de Atenção em Saúde, da Secretaria da Saúde do Estado e que, em entrevista ao Linkada News disse que a integração das ações do governo do Paraná com os municípios na área da saúde é um objetivo primordial da atual gestão. “Fui secretário municipal de saúde por cinco vezes, sendo três em Colombo e duas em Campina Grande do Sul, por isso, sei na necessidade desta aproximação”, afirmou.


Além disso, ao ser questionado sobre quais seriam as alternativas para que esta medida fosse efetiva entre os municípios e governo, Lazaroto apenas disse que há um trabalho entre os conselhos de secretários e associação de prefeitos para estreitar os laços. Lazarotto já apresenta um considerável histórico político, como afirmou durante a entrevista, sendo que sua última corrida eleitoral foi para o cargo de prefeito em Colombo, nas eleições de 2016.


Outro líder da RMC que compõe no governo foi Alcione Luiz Giaretton, conhecido como professor Alcione - que foi candidato a vice-prefeito de Colombo junto com Helder Lazarotto – e que agora atua como chefe do Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Norte. Em entrevista ao Linkada News, ele frisou a importância da educação como ferramenta indispensável para a união entre o Estado e os municípios, afirmando que já há um projeto chamado “Prova Paraná” dentro da Secretaria da Educação (SEED) para alavancar esse setor.


A avaliação será aplicada na próxima quarta-feira (13) para os alunos do quinto ano do Ensino Fundamental das redes estaduais e municipais de educação - dentro do acordo de cooperação com os municípios -; do sexto e nono anos do Ensino Fundamental e do primeiro e terceiro anos do Ensino Médio. O intuito, segundo Giaretton, é que assim a SEED tenha um diagnóstico para melhorar a aprendizagem nestas instituições.


Ele ainda contou à reportagem que os outros pilares da secretaria para com os municípios são um levantamento sobre a qualidade da estrutura das escolas e a possibilidade da construção de novas instituições e com isso, ter mais estudantes em sala de aula, já que o se se vê, de acordo com ele, são muitos desistindo dos estudos. “Pretendemos também trazer mais alunos para as escolas, a partir da valorização do profissional da educação”, finalizou o chefe do Núcleo Regional de Educação.


O último caso, e não menos importante, é sobre a nomeação de Elerian do Rocio Zanetti (Toco Zanetti) para o cargo da diretoria comercial da Sanepar. Toco foi quatro vezes prefeito de Campina Grande do Sul, que atualmente é administrada por seu filho Bihl Zanetti e também já foi diretor administrativo financeiro da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), além de ser assessor especial do Governo do Paraná, presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (FUNDEPAR) e consultor técnico do Tribunal de Contas do Estado do Paraná.


(Fotos: Reprodução/Internet e Facebook)

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page