495450580893305 Legislativo de Campina premia professores e alunos que participaram do projeto “Câmara na Escola” 20
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Legislativo de Campina premia professores e alunos que participaram do projeto “Câmara na Escola” 20


A última edição do projeto “Câmara na Escola” da legislatura de Campina Grande do Sul encerrou em uma solenidade e premiação aos vencedores do 3º Concurso Cultural de Experiência Pedagógica, que trabalhou com o tema “Cidadania na Escola” e também do 5º Concurso Cultural de Redações do Projeto. A entrega dos certificados e prêmios aconteceu no início da tarde da última segunda-feira (19).

Com a presença de vereadores, professores, pais e alunos, a Câmara Municipal ficou lotada e deu início ao evento. O vereador Sergio Cavagni, que é idealizador do projeto, concedeu uma entrevista ao Portal Linkada News e comentou sobre o futuro do “Câmara nas Escolas”. Ele explicou que como deve acontecer a eleição de um novo presidente no legislativo, o andamento da proposta ficará a cargo desta pessoa, mas que com uma devida condição orçamentária a medida pode ser feita como sempre foi, lembrando que já está firmado na Câmara como projeto de lei.

Cavagni também afirmou que esse projeto é uma oportunidade que os vereadores têm de se dirigir á comunidade escolar do município e avaliou a proposta. “É uma ideia que deve ter algo de novo sempre para os alunos que participam anualmente. Por isso é possível também que passe por uma remodelação”, finalizou.

A reportagem do Linkada News também entrevistou Denize Kaminski Ferreira que é pedagoga e coordenadora do “Câmara na Escola”, e ela relembrou que desde a criação, o intuito da proposta é expor o funcionamento do legislativo, bem como o trabalho dos vereadores e a importância deste órgão público para a democracia. Além disso, ela comentou sobre o número de participantes do projeto. “Ao longo dos seus cinco anos de existência já foram atendidas 5,2 mil pessoas, entre alunos das redes municipal e estadual do município, além de graduandos e comunidade em geral”, disse.

A coordenadora esclareceu que as inscrições nos dois concursos foram até o dia 28 de setembro e que a avaliação e julgamento dos participantes aconteceu entre os dias 08 de outubro e 07 de novembro. O 5º Concurso Cultural de Redações foi voltado aos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da rede municipal campinense. Os estudantes foram convidados a elaborar redações com o tema “A importância do voto consciente numa sociedade democrática” sob a supervisão das professoras, ao todo foram 27 redações inscritas. Neste concurso, os três primeiros colocados, tanto alunos quanto professores orientadores, foram premiados com tablets.

Já no 3º Concurso Cultural de Experiência Pedagógica, direcionado aos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, também das escolas municipais da região, que tenham desenvolvido ações relacionadas ao exercício da cidadania no espaço escolar neste ano, foram inscritas 14 experiências. Os prêmios nesta categoria foram: uma caixa de som com entrada USB para o terceiro colocado; um smartphone para o segundo colocado e o primeiro foi premiado com um notebook. Lembrando que nos dois concursos, além dos prêmios, os participantes receberam certificados.

AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS - Os trabalhos foram inscritos de forma anônima e avaliados por uma Comissão Especial de Julgamento instituída para este fim, composta pelos vereadores: Anderson Cardoso e Felipe Veiga, que fazem parte da Comissão de Educação, Saúde, Cultura e Desporto, e também pelos seguintes servidores: coordenadora do Projeto Câmara na Escola, Denize Kaminski Ferreira; a diretora administrativa, Camila Ribas; a advogada Michely Machado Viana e a analista do legislativo Odila Kirchner. A análise dos inscritos foi eminentemente técnica pautada em critérios avaliativos estipulados nos regulamentos dos concursos.

VEJA A LISTA DOS VENCEDORES:

5º Concurso Cultural de Redações

1º lugar

Aluna: Sara Ribeiro Sousa (4º ano C da Escola Mun. Ulisses Guimarães)

Professora Orientadora: Katiane Simioni

2º lugar

Aluna: Caroline Muniz Sergio (4º ano B da Escola Mun. Lucídio Florêncio Ribeiro)

Professora Orientadora: Joelma Iza Aparecida Dorte

3º lugar

Aluna: Camile Oliveira dos Santos (4º ano A da Escola Mun. Rural Santa Letícia)

Professora Orientadora: Tatiana Barcellos Lauriano Leme

Vencedores do 3º Concurso Cultural de Experiência Pedagógica

1º lugar

“Cidadania... se aprende todo dia”

Professora Francieli da Silva dos Santos (4º ano A da Escola Mun. Prof. Nilce Terezinha Zanetti)

2º lugar

“Família: agente transformador para formação de um bom cidadão”

Professora Anelize Regina Mendes da Anunciação Prado (5º ano A da Escola M. Ulisses Guimarães)

3º lugar

“Cultivando a Cidadania”

Professora Juliana Gonçalves dos Santos (4º ano C da Escola Mun. Marcos Nicolau Strapassoni)

(Fotos: Facebook/ Câmara Municipal de Campina Grande do Sul)


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page