495450580893305 Lei quer proibir uso de celular em bancos de Campina
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Lei quer proibir uso de celular em bancos de Campina


Da Câmara Campina

Está tramitando na Câmara de Vereadores de Campina Grande do Sul o Projeto de Lei 25/2014, de autoria do vereador Renato Machado Newton, que proíbe a utilização de telefone celular ou equipamento similar no interior de agências bancárias e das instituições assemelhadas no município.

O objetivo da restrição é evitar o golpe da "saidinha" de banco, principalmente contra os idosos que são os alvos preferidos dos assaltantes. “Hoje é comum um bandido de dentro do banco informar o comparsa do lado de fora, via celular, sobre clientes que estão saindo com grandes quantias de dinheiro. As pessoas da melhor idade acabam sempre sendo as maiores vítimas desses criminosos”, afirmou o vereador Machado, em sua justificativa sobre a importância do projeto.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a proibição do uso de celulares nas agências bancárias, lei semelhante já existente em capitais como Curitiba, tem contribuído no combate do crime conhecido como “saidinha de banco”.

Após sancionada pelo Executivo Municipal, os estabelecimentos bancários devem orientar os clientes com placas, avisando sobre a proibição. Os seguranças também podem advertir as pessoas. As agências ficarão sujeitas à multa e até mesmo a suspensão dos serviços bancários.

Caso seja aprovado, o projeto entra em vigor na data da publicação no Diário Oficial do município.

Foto: Ilustrativa

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page