495450580893305 Linkada News apoia a campanha Outubro Rosa: “Prevenir é um ato de coragem”
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Linkada News apoia a campanha Outubro Rosa: “Prevenir é um ato de coragem”


O Portal Linkada News inicia este mês apoiando a campanha do “Outubro Rosa”, que visa à conscientização da mulher sobre a prevenção ao câncer de mama. Neste ano, o tema da campanha é “Prevenir é um ato de coragem. Lute pelo que te faz feliz”.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca) esta doença é a mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo cerca de 28% dos casos novos a cada ano. E só em 2017, conforme indica um levantamento feito pelo mesmo instituto, 57.960 mulheres foram acometidas por essa doença no Brasil.


A incidência do câncer de mama é mais rara antes dos 35 anos de idade e cresce progressivamente após os 50 anos. Por isso, é sempre muito importantes fazer uma consulta médica para verificar como anda a saúde entre essas idades. Além da idade, alguns fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença são o tabagismo, sobrepeso e obesidade após a menopausa, ingestão de bebida alcoólica, menopausa tardia, fatores genéticos ou hereditários como histórico de casos de câncer de mama em familiares, entre outros.

O Inca ainda informa que, como muitas enfermidades, o câncer de mama pode ser diagnosticado ainda precocemente apresentando alguns sintomas ou sinais como nódulo (caroço) fixo e indolor nos seios; alteração no bico do peito; saída de líquido anormal das mamas; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja e pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço. A mulher precisa estar atenta a estas alterações e, se apresenta-las, deve procurar um médico.

Sobre essa doença, surgem alguns questionamentos a respeito da possibilidade de evitar o surgimento da mesma, no entanto, a prevenção não é totalmente possível devido aos inúmeros fatores relacionados ao desenvolvimento do câncer de mama e ao fato de vários desses agentes não serem modificáveis. Apesar disso, segundo alguns especialistas, com uma alimentação saudável e atividades físicas é possível garantir a redução em até 28% do risco de a mulher ter câncer de mama.

(Foto: Luis Linkada)

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page