495450580893305 Linkada News e o “Novembro Azul”: por que é importante a conscientização sobre o câncer de próstata?
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Linkada News e o “Novembro Azul”: por que é importante a conscientização sobre o câncer de próstata?


Mais um período se inicia e com ele surgem campanhas de cuidados com a saúde. Este mês, que é conhecido como “Novembro Azul”, promove a conscientização mundial do combate ao câncer de próstata. Apesar de ter como foco essa doença, a campanha também visa a prevenção de outras doenças que atingem os homens.

O Portal Linkada News mais uma vez adere à campanha e traz alguns dados que mostram a incidência dessa doença na sociedade. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), para cada ano do biênio 2018/2019, estima-se que sejam diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata no Brasil. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens.


A probabilidade dessa doença se desenvolver em homens mais velhos é maior. A média de idade no diagnóstico é de 66, sendo que os casos mais raros são antes dos 40 anos. Além disso, conforme informações do Inca, esta é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, seguido apenas pelo câncer de pulmão. A cada 41 homens, pelo menos 1 morrerá de câncer de próstata.

COMO PREVENIR - Algumas formas de reduzir as chances de ter câncer de próstata podem ser manter um peso corporal saudável; praticar atividade física e Comer uma grande variedade de vegetais e frutas diariamente, Além disso, existem os exames que devem ser feitos anualmente, que acontecem a partir do toque retal e da dosagem do PSA no sangue, a qual avalia a próstata. E quanto mais precoce o diagnóstico, melhores são os resultados do tratamento.

(Imagem: Luis Linkada)


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page