495450580893305 Linkada News lança coluna 'Bem-Viver' com psicólogo Evandro Mocelim
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Linkada News lança coluna 'Bem-Viver' com psicólogo Evandro Mocelim


Seguindo a rotina de sempre apresentar novidades, o portal Linkada News lança mais uma coluna voltada ao público leitor que gosta de sempre estar bem informado e atualizado. Por isso, em comemoração aos 4 anos de atividades do canal de notícias mais visto da região, agora você pode desvendar as curiosidades da psicologia.

Em parceria com o psicólogo Evandro Mocelim vamos abordar assuntos relacionados desse universo que a abrange o comportamento humano e suas vertentes.

Fique a vontade e boa leitura!!!

 

Olá, Eu sou o Evandro, Psicólogo e proprietário do Consultório de Psicologia Premium. A partir dessa semana estaremos dando início à coluna semanal Bem-Viver do Linkada News. Essa coluna terá o objetivo de apresentar temas variados sobre bem-estar e como você leitor pode estar fazendo para ter uma mais vida harmoniosa e feliz.

Mas afinal, você sabe o que faz um Psicólogo? Talvez você saiba mais ou menos ou imagine que psicólogo ou psicologia é para gente louca. Entretanto essa é uma visão errada, para começar essa caminhada, como primeiro texto gostaria de lhe apresentar a psicologia e como ela pode ser útil na sua vida. Vamos lá? Pois bem, você sabe o que é a psicologia? Para que serve? Como ela é?

Provavelmente a primeira resposta que veio em sua mente sobre o que é a psicologia foi um pensamento atribuindo a ciência à loucura, ou seja, é para gente louca ou ainda quem tem vários problemas. Mas porque então muitas vezes atribuímos a psicologia à doenças ou somente problemas e mazelas humanas? Pode não ser esse o seu caso, mas esse fato é perceptível no imaginário das pessoas que via de regra não se tratam apenas de leigos mas também da própria classe de psicólogos. Não é incomum encontrarmos folhetos, banners, anúncios e etc. em vários veículos de comunicação abordando temas como: ansiedade, depressão, fobia, transtorno disso, transtorno daquilo, suicídio, traumas e mais traumas.


Em relação a isso eu me pergunto: será que a psicologia é isso mesmo? Ou só isso, doença e problemas? Na minha formação acadêmica, logo no início do curso, a grade curricular se referia à psicologia como "Psicologia e Saúde". Inclusive, o Conselho Regional de Psicologia do Paraná – CRP (sim, a psicologia possui um conselho que regulamenta e fiscaliza a profissão) em recente publicação fala da psicologia como área pertencente à saúde.

O que estou tentando dizer é que se temos a noção de psicologia relacionada à saúde (pelo menos academicamente e no conselho regional) então por que a doença aparece como objetivo da psicologia tanto para psicólogos quanto no imaginário de pessoas leigas em geral? As razões são inúmeras, incluindo o saber de que psicólogo ou psicologia é só para quem tem problemas, no saber popular, só para loucos.

Entretanto, eu posso dizer que a psicologia não se restringe a isso, então eu gostaria de lhe apresentar a psicologia de um outro modo.

Em primeiro lugar ela é uma ciência, logo NÃO é achismo, bruxaria, mágica, religião, ceita, ou ainda, enganação. Aliás, muito menos isso. A psicologia passou por um processo longo de validação através de experimentos e teorias que se comprovam no campo de atuação. Portanto é reconhecida e validada. É claro que sofre com algumas críticas, mas isso não retira o seu mérito, afinal a matéria prima de trabalho da psicologia é a subjetividade e em se tratando de subjetividade, cada um tem a sua. Mesmo assim, na psicologia há convicção de que até mesmo a subjetividade tem um padrão e nisso se calcam as teorias científicas que nos dão suporte a seu reconhecimento como ciência voltada a promoção de saúde emocional.

Eis aqui nossa primeira resposta: a psicologia é uma ciência que estuda o comportamento humano e vislumbra a saúde. Saiba que ela pode ajudar você a ser mais feliz, a alcançar objetivos no trabalho, melhorar qualidades que já possui, treinar habilidades, desenvolver processos que você ainda não possui, como por exemplo: capacidade de lidar com reuniões, ou ainda desenvolver programas de acompanhamento na busca pelo emagrecimento, pode auxiliar na melhoria dos relacionamentos com seus familiares, a compreender melhor os seus filhos (se você tiver), a perder o medo de dirigir, entrar em contato com sigo mesmo, entre outras milhares de possibilidades. O que descrevi aqui é pouco, a psicologia é maravilhosa e sua capacidade de atuação é fantástica!


Neste último parágrafo respondi as outras duas questões de como funciona e para que serve psicologia, mas revisemos: ela pode gerar bem-estar nas pessoas, serve para potencializar suas habilidades, funciona de maneira focada em meios que possibilitem a produção, reabilitação e promoção de saúde, serve para fazer as pessoas mais felizes e não menos infelizes. Enfim, a psicologia é um florescer, ela possibilita que as pessoas cresçam emocionalmente ao educá-las para lidar com as próprias emoções. Psicologia anda de mãos dadas com a felicidade e com o auxílio dela você pode ter seu caminho e objetivos facilitados, afinal psicologia é pra mim, pra você, pra todos e pra tudo! Até aqui acredito que você tenha compreendido um pouco sobre o que á a psicologia, mas e o psicólogo, o que ele faz? Ele faz com que todo esse processo possa ser aplicado, ele é um mediador. É como se fosse um técnico, o seu treinador. Ele usa todas as ferramentas possíveis que a psicologia oferece para que você encontre no seu íntimo as melhores condições de aprimoramento nas mais variadas situações.

Espero que você tenha entendido um pouquinho mais sobre a psicologia e o psicólogo. Eu sei que o texto ficou um pouco extenso, mas agradeço pelo seu empenho em ler. Espero que tenha sido útil para um primeiro entendimento.

Muito obrigado, Evandro Mocelim de Oliveira

Psicólogo CRP/08 – 23679 Fone: (41) 3536-4056 Watts up: (41) 997601459


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page