495450580893305 Meninas entre 9 e 11 anos devem ser vacinadas contra HPV
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Meninas entre 9 e 11 anos devem ser vacinadas contra HPV


Por Bianca Santos

Meninas com idade entre 9 e 11 anos já podem procurar as unidades de saúde de Campina Grande do Sul e Quatro Barras para receberem a vacina contra o papilomavírus humano (HPV). Todas as unidades básicas de saúde estão aplicando a vacina, que é gratuita e ofertada durante o ano todo. Em 2014, a vacina começou a ser aplicada para meninas de 11 a 13 anos e neste ano, o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária.

As meninas na faixa dos 9 anos aos 10 anos irão tomar a primeira dose da vacina. Já as que estão na faixa dos 11 anos devem tomar a segunda dose. Podem também receber a primeira dose, caso não tenham participado da vacinação no ano passado. Embora o calendário dê prioridade para as meninas com idade até 11 anos, as que estão entre 12 e 13 anos também podem procurar as unidades para receber a segunda dose.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde é de extrema importância a aplicação da vacina, que protege contra o vírus, responsável por 70% dos casos de câncer de colo de útero no mundo e é a segunda principal causa de morte de mulheres, por câncer, no Brasil.

A vacina contra o HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países, por meio de programas nacionais de imunização. Mas é importante destacar que a vacina não substitui os outros meios de prevenção, como o uso da camisinha e exames ginecológicos.

(Foto: Divulgação)

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page