495450580893305 Moradores reclamam da falta de luz no Litoral paranaense
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Moradores reclamam da falta de luz no Litoral paranaense


Da Redação

A temporada de verão está apenas no início e os consumidores já reclamam da falta de energia elétrica no Litoral paranaense. Esta é a época que há mais movimento no Litoral do Paraná. A empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica no Paraná, Copel, garante que está preparada para receber os mais de um milhão e trezentos mil turistas esperados para a temporada no litoral e o fornecimento energia não deve ser interrompido. Para atender a demanda, a Copel afirma que fez uma revisão completa na rede de distribuição no primeiro semestre de 2014. Entre as obras, estão à substituição da rede convencional por cabos compactos e a automatização da rede elétrica.

A empresa informou que os cabos compactos, protegidos, contribuem para reduzir em até 70% o risco de queda de luz causada por galhos e objetos sobre a rede. O comerciante Ricardo Morais tem uma chácara em Morretes e afirma que ficou sem energia três vezes, entre o Natal e este final de semana.

Um veranista reclama da falta de energia e a demora no atendimento da Copel. “São três vezes já desde a semana do Natal até agora. Passei a noite inteira sem energia. Em Morretes, têm a região de Barreiros, que é isolada, mas você vai até cidade tem energia, você chega ali em Barreiros, região de chácaras, tem moradores ali, e parece que é abandonado. Você tenta contato com a Copel, mas não tem condições. Hoje você tenta contato com a Copel através do 0800, e vai teclando até chegar na opção de falta de energia. Aí vêm a gravação com a mensagem “Aguarde um minuto que já iremos lhe atender”. Ontem eu fiquei exatamente 19 minutos e desisti, estressado, tivemos que voltar embora porque um calor insuportável e sem água, sem energia, então ficou bem difícil”, comenta com revolta, o veranista.

Segundo a Copel, não há ocorrência de falta de energia por sobrecarga. A empresa garante que são casos pontuais, muitas vezes causados por galhos que encostam na fiação e causam o desligamento de parte da rede, principalmente em dias de chuva. A instalação de chaves automatizadas permite que, em caso de falta de luz, o Centro de Operações da Copel identifique o local da ocorrência na rede e, através de um comando remoto, restabeleça a energia para a maioria dos clientes antes mesmo de enviar uma equipe ao local.

Foto: Reprodução da internet

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page