495450580893305

Mudanças no transporte coletivo de Campina e QB vão atingir 20 mil usuários



Uma série de ajustes no transporte coletivo de Campina Grande do Sul e Quatro Barras vão começar a ser colocados em prática no próximo dia 14 de novembro (sábado) pela Viação Castelo Branco, concessionária responsável pelo serviço de transporte. Comunicados sobre as alterações estão sendo colocados em locais visíveis tanto nos coletivos como nos terminais de ônibus da região.

De acordo com a direção da Viação Castelo Branco, as modificações abrangem 15 das 17 linhas que atendem atualmente os dois municípios, exceto as linhas Borda do Campo e Quatro Barras/Piraquara, que não sofrerão alterações. Entre as modificações está a extinção da linha Jardim Paraná/Curitiba; a criação das novas linhas Santa Rosa, João Paulo II, Campina/Sede, Jardim Paulista/Britanite, São Pedro e Palmital/Ribeirão do Tigre.

Haverá também readequeações e mudanças nos percursos e horários das linhas já em operação; Campina Grande do Sul/Ctba, Jardim Paulista/Ctba, Eugênia Maria, Quatro Barras (Graciosa) e Quatro Barras (BR-116). A Viação Castelo Branco, que atualmente conta com 17 linhas de transporte vai passar a operar com 21 no próximo fim de semana.

Cerca de 20 mil passageiros que utilizam o transporte coletivo da Viação Castelo todos os dias sentirão as mudanças, que segundo a Comec (Coordenação da Região Metropolitana) foram definidas após reuniões com as prefeituras locais e a própria empresa de ônibus, com o objetivo de melhorar a integração entre Campina e Quatro Barras atendendo as necessidades dos usuários.

O gerente de tráfego da Viação Castelo Branco, Luciano Ruthes, afirma que as mudanças foram pensadas com o objetivo de oferecer o maior número de coletivos durante os horários de maior movimento. “As alterações visam diminuir o intervalo entre as linhas e aumentar a oferta de transporte público aos usuários, em especial nos horários considerados de pico”, ressalta Ruthes.

Reação


Antes mesmo de entrar em vigor, usuários do transporte coletivo de Campina e Quatro Barras estão usando as redes sociais para se posicionarem contrários à mudança. Boa parte das postagens estão sendo feitas por usuários que discordam do desembarque que terão que fazer, fora do horário de pico, no Terminal do Jardim Paulista para apanhar outro coletivo para Curitiba.

Outra reclamação comum dos usuários é com relação aos novos horários. “Trabalho em Quatro Barras e lá também mudou, mas nada comparado com Campina, só que agora os horários não batem mais e para trabalhar no município ao lado terei que sair duas horas antes de casa”, desabafa uma internauta.

A Prefeitura de Campina Grande do Sul também se manifestou sobre as alterações das linhas, e publicou na tarde desta sexta-feira (6) uma nota de esclarecimento, no qual informa ser contrária às mudanças. Na nota, a prefeitura considera as mudanças anunciadas pela Comec um retrocesso, uma vez que a medida segundo a própria prefeitura, irá diminuir os pontos de parada, aumentando o tempo de espera para usuários que se deslocam entre a sede do município e Curitiba. Além disso, a administração municipal se comprometeu a tomar providências necessárias junto ao Ministério Público para tentar reverter a medida.

Nota de esclarecimento da Prefeitura Municipal

A Prefeitura de Campina Grande do Sul esclarece que não concorda com as alterações anunciadas pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) para as linhas de ônibus que operam no município. A reorganização, que inclui desativação de linhas, diminuição de pontos de parada e aumento no tempo de espera e de viagem entre a sede da cidade e Curitiba, foi divulgada nesta quarta-feira (04) e, segundo a Comec, começaria a valer no dia 14 de novembro.

Entre as mudanças previstas, apenas a criação das linhas Santa Rosa e João Paulo II foram sugeridas pela Prefeitura Municipal. Repudiamos as demais atitudes da Comec, pois representam transtorno para os usuários e só favorecem a empresa responsável pelo transporte público. Sabemos que a entidade tem autonomia para tomar medidas como essas, mas não aceitamos que elas sejam contrárias ao interesse popular.

Por isso, tomaremos as providências para defender as reais necessidades da população. Solicitaremos, por exemplo, o envolvimento do Ministério Público na fiscalização do serviço de transporte coletivo como forma de evitar que a população seja prejudicada por determinações unilaterais como essas, que consideramos ser um retrocesso.

ENTENDA COMO VAI FUNCIONAR AS MUDANÇAS EM CADA LINHA

N71-CTBA/CAMPINA GRANDE DO SUL

A linha já existente passa a operar apenas em horários de pico, pela manhã das 5h20 às 8h40 e a tarde e noite das 17h às 17h40 com saídas do Terminal da Sede e das 22h52 às 24h07 com saídas apenas do Terminal do Guadalupe. Nos demais horários a linha N11-CAMPINA (SEDE) será a responsável em fazer o mesmo trajeto, porém interligando apenas o terminal do Jardim Paulista ao Terminal da Sede.

Outra grande mudança é com relação ao trajeto da linha que deixa de passar em frente a Fábrica do Pão II, na Avenida Augusto Staben, no Jardim Paulista, tendo como rota a Avenida Duílio Calderari até a esquina do Posto Timbu, com destino ao Terminal do Jardim Paulista pela rua Angelo Antônio Zanchetin. Ao sair do terminal do Jardim Paulista com destino à Curitiba, a linha deixa de passar em frente do Ginásio de Esportes do Jardim Paulista e a sub-prefeitura, saindo em direção à BR-116 pela rua Angelo Antonio Zanchetin, mesma via da Funerária Santa Mônica. Vale lembrar que a linha vai operar apenas em dias úteis em conjunto com a linha Campina/Sede.


Fonte: COMEC e Viação Castelo

N72-CTBA/EUGÊNIA MARIA


Assim como a linha Campina Grande do Sul/Curitiba, esta passa a operar apenas em horários de pico, pela manhã das 4h57 às 7h37 e a tarde e noite das 16h32 às 18h02, com reforço de sete coletivos saindo apenas do Terminal do Guadalupe com destino ao Eugênia Maria.

Nos demais horários a linha N74- Jd. Paulista (Via Eugênia Maria) fará o mesmo trajeto interligando o Terminal do Guardalupe, em Curitiba, ao Terminal do Jardim Paulista, passando pelo bairro Eugênia Maria. Vale lembrar que a linha vai operar apenas em dias úteis em conjunto com a linha Jardim Paulista/Curitiba (Via Eugênia Maria).

Fonte: COMEC e Viação Castelo

N73-CTBA/JD. PAULISTA (VIA BR 116)

A linha terá operação diária e será uma readequação do atual Jardim Paulista/Curitiba. A principal mudança é que a linha para ir sentido Curitiba deixa de passar em frente ao Ginásio do Jardim Paulista. Sendo assim, a nova rota deixa de abranger a Avenida Augusto Staben e Anibale Ferrarine, trajeto que fazia antes de adentrar na BR-116, deixando de passar pelo Jardim Ipanema, e o local popularmente conhecido como “esquina do pneu”. Ao sair do terminal do Jardim Paulista, a linha pegará a BR-116 pela rua Antonio Zanchetin, mesma via da Funerária Santa Mônica. No trajeto de retorno de Curitiba para o Jardim Paulista não haverá alterações.


MAPA DO ITINERÁRIO JARDIM PAULISTA (BR-116)


Fonte: COMEC e Viação Castelo

N74-CTBA/JD. PAULISTA (VIA EUGÊNIA MARIA)

A linha terá operação diária e será uma readequação da atual linha Eugênia Maria/Curitiba. O coletivo ligará o Terminal Guadalupe, em Curitiba, ao Terminal do Jardim Paulista, em Campina Grande do Sul, passando pelo bairro Eugênia Maria.

O itinerário desta linha abrange o Jardim Ceccon e demais localidades, tendo como trajeto as seguintes ruas: Rua Angelo Antonio Zanchetin, Rua Augusto Staben, Rua Anibale Ferrarini, Rua José Simioni, Rua Lucidio Florencio Ribeiro, Rua Bartolo Trevisan, Rua Ercilio Alves Ferreira, Rua Celestino Ferrarini, Rua Henrique F. Rapel, Rua Antonio Collere, Rua Mario Perboni, Rua Lucidio Florencio Ribeiro, Rua Luiz Collere, Rua Conceição Maria Andrade, Rua Monica Lenira Coradin, Rua Caetano Rozenente, Rua Teodorico Rodrigues dos Santos, Travessa. Marilene Aide Coradim, Rua Jacob Ceccon, Rua Presidente Farias e BR-116. Em Curitiba a Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, Rua Roaldo Brum, Av. Monteiro Tourinho, Rua Nicarágua, Avenida Munhoz da Rocha, Rua Manoel Pedro, Rua Campos Salles, Rua Lisymaco Ferreira da Costa, Avenida Cândido de Abreu, Rua Luiz Leão, Rua Tibagi e Travessa Itararé.


MAPA DO ITINERÁRIO DA LINHA JARDIM PAULISTA (VIA EUGÊNIA MARIA)


Fonte: COMEC e Viação Castelo

I33-CAMPINA/COLOMBO


O coletivo substituíra a linha Colombo/Angelina Caron com mudanças no trajeto. Na nova rota, a linha não mais fará interligação entre o Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul, e o terminal do Roça Grande, em Colombo.

Sendo assim, a linha passa a interligar o Terminal do Jardim Paulista e o Terminal do Guaraituba, em Colombo. A linha ao sair do Jardim Paraná, seguirá pela BR 116 até o terminal do Jardim Paulista, passando por debaixo da trincheira do bairro Menino Deus. O trecho entre o terminal Jardim Paulista e o Hospital Angelina Caron será realizado pela N11-CAMPINA SEDE, com intervalo de 20 minutos.

Nas demais localidades, o itinerário continua o mesmo cumprindo o seguinte trajeto: Terminal Jardim Paulista, Rua Luiz Antonio Zanchetin, Rua Pedro Pasa, BR116 - Rodovia Régis Bittencourt, Rua Luiz Berlesi, PR 410 - Estrada da Graciosa, Rua Santa Catarina, Rua Cândido Ceccon, Rua Tanagildo Berlesi, Rua Jacob Berlesi, Rua Vicente Canestraro, Rua Luiz Berlesi, Rua Presidente Farias, BR 476 – Estrada da Ribeira e Terminal Guaraituba.

Fonte: COMEC e Viação Castelo

I50-JD. PAULISTA/QUATRO BARRAS

A linha já existente e que atende atualmente em dois sentidos (anti-horário) dos Terminais do Jardim Paulista e Quatro Barras, passa a contar com sentido único a partir do dia 14 (Terminal de Quatro Barras > Menino Deus > Jardim Paulista > Terminal de Quatro Barras... Etc). Outra mudança importante é que a linha deixa de passar pelo Hospital Angelina Caron, como faz em alguns horários.

A linha vai operar diariamente cumprindo o seguinte itinerário: Terminal de Quatro Barras, Rua Antonio Bittencourt, Rua Alberto Santos Dumont, Rua Lucia Maria Strapasson, Av. D. Pedro II, Via lateral da Pc. Cinquentenária, Rua Oscar da Rocha Pires, Rua Vinte e cinco de janeiro, Rua Santa Catarina, Rua Pedro Augusto Bossardi, Rua Leonardo Francischeli, Rua Juscelino Kubitschek de Oliveira, Rua Ângelo Antonio Zanchetin, Terminal Jd. Paulista, Rua Luiz Antonio Zanchetin, Rua Duílio Calderari, Rodovia do Caqui, Rotatória do Hospital Angelina Caron, Rodovia do Caqui, Av. D. Pedro II, Rua Lucia Maria Strapasson, Rua Alberto Santos Dumont, Rua Antonio Bittencourt, Rua Sérgio F. Alves, Terminal de Quatro Barras.


Fonte: COMEC e Viação Castelo

I51-JD. PAULISTA/BRITANITE


A nova linha terá operação diária em horários específicos atendendo, principalmente, a troca de de turnos (entrada e saída) dos funcionários da Britanite.

A linha obedecerá o seguinte itinerário: Terminal Jardim Paulista, Rua Luiz Antonio Zanchetin, Rua Duílio Calderari, Rodovia do Caqui, Av. D. Pedro II, Rua Lucia Maria Strapasson, Rua Alberto Santos Dumont, Rua Antonio Bittencourt, Terminal de Quatro Barras, Rua Antonio Bittencourt, Rua Alberto Santos Dumont, Rua Lucia Maria Strapasson, Avenida Dom Pedro II, BR116 – Rodovia, Régis Bittencourt, Britanite, BR116 - Rodovia Régis Bittencourt, Rodovia do Caqui, Rua Duílio Calderari, Rua Luiz Antonio Zanchetin, Terminal do Jardim Paulista.

Fonte: COMEC e Viação Castelo

N11-CAMPINA (SEDE)

A linha é nova e vai interligar o Terminal da Sede de Campina Grande do Sul ao Terminal do Jardim Paulista. A linha será muito utilizada pelos passageiros que se deslocam para Curitiba fora do horário de pico, entre 8h30 e 15h32. Para os usuários que nesse período tiverem como destino o Terminal do Guadalupe, estes deverão desembarcar no Terminal do Jardim Paulista e apanhar um segundo coletivo da linha Jardim Paulista/Curitiba.

O itinerário feito pela respectiva linha será o seguinte: Avenida São João, Rua Angelo Luiz Trevisan, Rua Alfredo Martins, Rua João Cândido, Rua Manoel Martins da Cruz, Rua Ver. Walfrido Ribeiro, Rodovia do Caqui, Rua Duilio Calderari, Rua São João Batista, Rua Augusto Staben, Rua Luiz Antonio Zanchetin, e Terminal Jardim Paulista.


Fonte: COMEC e Viação Castelo

N21-CIRCULAR JD. NICHELE

A linha irá operar em dias úteis no intervalo entre os picos das novas linhas Santa Rosa e João Paulo II, que vai entre 8h20 e 15h30. O itinerário vai interligar os bairros Santa Rosa, João Paulo II e Jardim Paulista, cumprindo o seguinte itinerário: Terminal Jardim Paulista, Rua Luiz Antonio Zanchetin, Rua Duilio Calderari, Rodovia do Caqui, Rua Elisio Bueno, Rua Sebastião da Costa Franco, Rua Antonio Custel Sobrinho, Rua Valdemar Crozeta de Souza, Rua Atanazildo Correia, Av. Principal, Rua Maria Luiza Zaneti, Rua Maria Fontoura Speranceta, Rua Julio Guidolin, Rua João Mangi, Rua Luis Santos Gueno, Rua Darvil José Caron, Rua Marcos Nicolau Strapasson, Rodovia do Caqui, Avenida Duilio Calderari, Rua Luiz Antonio Zanchetin, Terminal Jardim Paulista.


Fonte: COMEC e Viação Castelo

N22-SANTA ROSA


A nova linha vai operar em dias úteis, interligando o bairro Santa Rosa ao terminal do Jardim Paulista, durante os horários de pico das 4h40 às 8h20, e das 15h30 às 19h40. Seu itinerário será cumprido da seguinte forma:

Terminal Jardim Paulista, Rua Luiz Antonio Zanchetin, Rua Duilio Calderari, Rodovia do Caqui, Rua Marcos Nicolau Strapasson, Rua marcos Geovane Strapasson, Rua Luiz (Marginal da BR116), João Amilton Belo, Rua Anibal Borba Cordeiro, Rua Clóvis R. da Silva Maschio, Rua Darvil José Caron, Rua Julio Guidolin, Rua João Mangi, Rua Luiz Santos Bueno, Rua Darvil José Caron, Rodovia do Caqui, Rua Duilio Calderari, Rua Luiz Antonio Zanchetin, Terminal Jardim Paulista. Obs.: No pico da tarde/noite faz itinerário contrário ao descritivo.


Fonte: COMEC e Viação Castelo

N23-JOÃO PAULO II


A nova linha vai operar em dias úteis, interligando o bairro João Paulo II ao terminal do Jardim Paulista, durante os horários de pico das 4h40 às 8h20, e das 15h30 às 19h40.

Seu itinerário será cumprido da seguinte forma: Terminal do Jardim Paulista, Rua Luiz Antonio Zanchetin, Rua Duilio Calderari, Rodovia do Caqui, Av. Principal, Rua Atanazildo Correia, Rua Valdemar Crozeta de Souza, Rua Antonio Custel Sobrinho, Rua Sebastião da Costa Franco, Rua Elisio Bueno, Rodovia do Caqui, Rua Duilio Calderari, Rua Luiz Antonio Zanchetin, Terminal Jardim Paulista.


Fonte: COMEC e Viação Castelo

LINHAS QUE ATENDEM QUATRO BARRAS

O73-CTBA/QUATRO BARRAS (GRACIOSA)

A linha já existente passa a atender o bairro Borda do Campo pela manhã entre 4h51 e 7h15, e também à noite à partir das 19h40. No restante do itinerário não haverá alterações.


Fonte: COMEC e Viação Castelo

O74-CTBA/QUATRO BARRAS (BR 116)


A linha já existente passa a circular pelo bairro Menino Deus através da Rua Santa Catarina (Rua da Praça do CEU), em ambos os sentidos. Com a nova rota, a linha deixa de atender alguns pontos do bairro Menino Deus, em Quatro Barras, e também do Jardim Paulista em Campina Grande do Sul. Usuários desses locais devem se deslocar até um ponto próximo da praça do Menino Deus, Avenida Duílio Calderari ou Mercado Kusma.

O coletivo que virá de Curitiba sentido Terminal de Quatro Barras, por exemplo, entrará na Rua Santa Catarina (bairro Menino Deus) antes do módulo da PM, sentido Avenida 25 de Janeiro (Estrada da Graciosa), deixando de passar em frente ao Mercado Califórnia e o Itupava Materiais de Construção, e Posto Túlio, ambos localizados na Rua Pedro Augusto Bossardi, no Menino Deus.

No sentido Curitiba, o coletivo não mais irá pela BR-116, deixando de atender parte da marginal do Jardim Paulista (Rua Pedro Pasa), trecho entre a Rua João Batista e a Leonardo Francischeli, próximo ao Mercado Kusma. No novo itinerário, a linha que sai de Quatro Barras com destino à Curitiba, trafega por parte da Avenida Dom Pedro, saindo pela rua da rotatória ao lado do Colégio Sesi em direção à Avenida 25 de Janeiro (Estrada da Graciosa). Posteriormente o coletivo entra na Rua Santa Catarina (Menino Deus) até a rua Pedro Augusto Bossardi (rua do módulo da PM), passando por debaixo da trincheira do Jardim Paulista, para daí sim, seguir sentido Curitiba pela BR-116.

O novo itinerário vai cumprir o seguinte trajeto: Terminal Quatro Barras, Rua Antonio Bittencourt, Rua Lucia M. Strapasson, Rua Vinte e Cinco de Janeiro, PR 410 - Estrada da Graciosa, Rua Santa Catarina, Rua Pedro Augusto Bossardi, Rua Pedro Pasa, BR116 - Rodovia Régis Bittencourt até o Guadalupe sem alterações.

Fonte: COMEC e Viação Castelo

O79-MADRUGUEIRO CTBA/QUATRO BARRAS


A linha vai obedecer o mesmo trajeto da linha Quatro Barras (BR-116) cumprindo o seguinte itinerário: Terminal Quatro Barras, Rua Antonio Bittencourt, Rua Lucia M. Strapasson, Av. Dom Pedro II, BR116 - Rodovia Régis Bittencourt, Av. Mal. Mascarenhas de Moraes, Rua Roaldo Brum, Av. Monteiro Tourinho, Rua Nicarágua, Av. Munhoz da Rocha, Rua Manoel Pedro, Rua Campos Salles, Rua Lisymaco Ferreira da Costa, Av. Cândido de Abreu, Rua Luiz Leão, Rua Tibagi, Tv. Itararé, Term. Guadalupe. Operação diária.

Fonte: COMEC e Viação Castelo

O72-CTBA/JD.PARANÁ

A linha que outrora foi conhecida como “Pousada” deixa de operar sob justificativa da baixa demanda de passageiros, segundo a Comec. Usuários do Jardim Palmares e Jardim Santa Mônica deverão se deslocar até a BR-116 ou a Estrada da Graciosa para apanhar outra coletivo.

Quanto ao atendimento ao Hospital Adalto Botelho feito pela linha, este passa a ser realizado pela O73-CTBA/Q.BARRAS (GRACIOSA).

Linha Intercidades:

I40-QUATRO BARRAS / PIRAQUARA

Interliga o Terminal de Quatro Barras ao Terminal de Piraquara. A linha operará diariamente em conjunto com a Viação Piraquara. Obs.: No domingo agrega o itinerário da linha O12-SÃO PEDRO.

"SEM HORÁRIO NO MOMENTO"

Linhas Alimentadoras:

O11-BORDA DO CAMPO

A linha de operação diária que liga o terminal de Quatro Barras ao bairro Borda do Campo Operação não sofrerá alterações.


Fonte: COMEC e Viação Castelo

O12-SÃO PEDRO

A nova linha é uma readequação da linha Britanite e terá operação diária (aos sábados, aproveitamento com a I50-JD. PAULISTA/QUATRO BARRAS e aos domingos com a I40-Q.BARRAS/PIRAQUARA), cumprindo o seguinte trajeto: Terminal Quatro Barras, Rua Sergio F. Alves, Rua Antonio Bittencourt, Rua Catarina Knapki, Rua Nilo Fávaro, Rua Miguel Vidolin, Av. Dom Pedro II, Rua Manoel Alves dos Santos, Rua Boaventura A. dos Santos, Rua Araujo Silva, Rua Maria Valaski, Rua Boaventura A. dos Santos, Rua Pedro Câmbio Cortiano, Rua Antonio José Dias Pires, BR 116 – Rodovia Régis Bittencourt, Britanite, Rua Pedro Câmbio Cortiano, Rua Boaventura A. dos Santos, Rua Maria Valaski, Rua Araujo Silva, Rua Boaventura A. dos Santos, Rua Manoel Alves dos Santos, Av. Dom Pedro II, Rua Sergio F. Alves, Terminal de Quatro Barras.


Fonte: COMEC e Viação Castelo

O13-PALMITAL / RIB. TIGRE

A nova linha é uma readequação do Ribeirão do Tigre. A linha que operava apenas no horário do almoço, passa a operar durante os demais horários, interligando o Terminal de Quatro Barras às seguintes ruas: Rua Catarina Kpniak, Rua Nilo Fávaro, Rua Miguel Vidolin, Av. Dom Pedro II, Estrada do Palmitalzinho, BR 116 – Rod. Régis Bittencourt, Estrada do Rib. Do Tigre, PR 410 – Estrada da Graciosa, Igreja do Rio do Meio, PR 410 – Estrada da Graciosa, Av. Dom Pedro II, Rua Sérgio F. Alves. A operação da linha será em dias úteis e horários específicos.


Fonte: COMEC e Viação Castelo

O14-FLORESTAL – JD. ACASSIAS

Terá como trajeto os seguintes endereços: Terminal de Quatro Barras, Rua Sergio F. Alves, Rua Antonio Bittencourt, Rua Catarina Knapki, Rua Nilo Fávaro, Rua Miguel Vidolin, Av. Dom Pedro II, Contorno Leste, Av. Dom Pedro II, Rua Sergio F. Alves, Terminal de Quatro Barras, Rua Antonio Bittencourt, Av. São Sebastião, Rua Lidio Andreatta, Rua Luiz Gasparin, Rua Pref. Domingos Mocelin Neto, Rua Nilton Esperança, Renault, Rua Nilton Esperança, Rua do Contorno, Rua Laurindo Alves Pires, Av. São Sebastião, Rua Nilo Fávaro, Rua Catarina Knapki, Terminal Quatro Barras. Operação em dias úteis (Início assim que concluída a nova trincheira local).


Fonte: COMEC e Viação Castelo

Dúvidas e informações sobre as mudanças podem ser obtidas no site da Metrocard, no link: http://www.cartaometrocard.com.br/ConsultaHorario.asp ou pelo (41) 3672-1011, da Viação Castelo Branco.


1/1

1/10

1/1

1/1

1/1

1/1

1/1

1/1

1/2