495450580893305

Mulher que se ama tem peito de se cuidar



Coluna: Versatilidade Feminina

Antes de iniciar os trabalhos aqui no Linkada News, o maior portal de notícias da região, quero agracer imensamente a oportunidade que me foi dada. Como primeiro texto publicado neste espaço dedicado às mulheres, nada melhor que abordarmos sobre a saúde deste público, ainda mais quando falamos no Outubro Rosa, campanha que visa a conscientização entre à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

História

O movimento surgiu em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, vem sendo promovida anualmente em todo território nacional. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Prevenção

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e, apesar de também atingir os homens, as mulheres, acima de 35 anos, são o principal alvo e na verdade ainda não pode ser prevenido, mas sim diagnosticado o mais cedo possível. Para isto recomenda-se que as mulheres conheçam seu corpo desde que apresentem o crescimento das mamas na adolescência, sempre que possível, seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano, façam o autoexame das mamas.

O auto-exame das mamas, hoje em dia, deve ser chamado de auto-cuidado, e pode ser feito pelo menos uma vez ao mês, preferencialmente no mesmo dia do mês para que as mulheres se familiarizem com suas mamas. Após os 40 anos, a mamografia começa a ser um exame importante para a detecção da doença e recomenda-se que seja feito pelo menos uma vez por ano a partir daí. Todas as mulheres deveriam procurar um mastologista para acompanhamento e exame anual durante sua vida, mas principalmente a partir dos 40 anos.

Enfim, depois destas dicas iniciais, espero que você possa cuidar de sua saúde, ainda que isso seja quase que impossível em meio a uma vida agitada, que inclui trabalho, casa e família. Mas antes de qualquer diagnóstico nada melhor que nos prevenirmos, não é mesmo? Então espero que você cuide-se, por mim, por você e por quem você ama.


1/1

1/10

1/1

1/1

1/1

1/1

1/1

1/1

1/2