495450580893305 Número de mulheres candidatas a vices aumenta nas eleições 2018
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Número de mulheres candidatas a vices aumenta nas eleições 2018


As eleições de 2018 contam com um número expressivo de mulheres, que ocupam as posições de vice-presidente e vice-governadoras. No total, 67 mulheres estão nos cargos de candidatas a vice-governadoras, que dá o equivalente a 37,6% do total. Essa é a primeira eleição em que elas terão uma cota de recursos voltada às campanhas.

As candidatas à vice-presidência da República alcançam a casa dos 30,7% na corrida eleitoral, sendo quatro em cada 13 candidatos. Em 2014, o número de mulheres nesses cargos era de três em onze, sendo 27,2%.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, é necessário que haja a aplicação de 30% em candidaturas femininas para que o fundo eleitoral seja liberado. No entanto, quem decide como será feita a destruição desses recursos são os partidos.


Alguns especialistas divergem sobre como deve ser feita a aplicação de tais recursos. Uma parte acredita que os recursos da cota feminina devem ser utilizados em candidaturas majoritárias, nas quais homens ocupem a cabeça da chapa e mulheres o cargo de vice. Já outros especialistas, dizem que o dinheiro só pode ser utilizado se uma mulher ocupar a cabeça da chapa em candidaturas majoritárias. Além desses pensamentos, há um que propõe que apenas a mulher pode usar os recursos para financiar a campanha.

O fato, é que independente de tais propostas, quem decide o que será feito com esse dinheiro é cada partido, que alinhará uma estratégia sobre o assunto. Apesar disso, os partidos afirmam que a escolha de mulheres ocupando cargos de vice, em nada tem a ver com fundo eleitoral.

No caso de candidatos a presidente da República, apenas duas mulheres ocupam a posição de cabeças da chapa, sendo elas Marina Sila (Rede) e Vera Lúcia (PSTU), o restante das chapas é liderado por homens. Já, no cargo de candidata a vice-presidente há quatro mulheres, sendo que este número pode alcançar cinco, caso Manuela D’Avila assuma a candidatura de vice-presidente pelo Partido dos Trabalhadores.

(Foto: Diego Herculano/Folha de S. Paulo)


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page