495450580893305 Novembro Azul: Se cuidar é coisa de Homem
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Novembro Azul: Se cuidar é coisa de Homem



Coluna: Mais Saúde

Então meus amigos, estamos no período conhecido como Novembro Azul. Esse do movimento que teve início na Austrália, em 2003, por conta do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata (17 de novembro). A partir daí, muitas entidades abraçaram essa causa para chamar a atenção do homem para a importância da prevenção e da detecção precoce desse tipo de câncer. Como no Outubro Rosa (dedicado à conscientização do câncer de mama), alguns monumentos também mudam sua iluminação para a cor azul durante o mês de novembro. Além disso, em muitos países, há reuniões entre os homens para falar sobre saúde masculina, incluindo não só o câncer de próstata, mas o câncer de testículo, depressão masculina e outras doenças.

No entanto, o maior desafio é romper a resistência dos homens em fazer o exame preventivo, que ainda hoje é um tabu. A detecção precoce é extremamente importante para a cura do câncer de próstata e que ela é feita por meio do exame de toque retal combinado ao exame de sangue PSA. O exame de toque é útil não só para esse tipo de câncer, mas o de colorretal.

É uma obrigação de nós homens manter a saúde em dia, pois devemos avaliar se o preconceito e a vaidade importa mais do que nosso bem estar, não só por nós, mas por toda nossa família.

Sobre o Câncer de Próstata

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Estatísticas

O câncer de próstata é o tumor mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas dos tumores de pele, e o sexto tipo mais comum no mundo segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer). A cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa do INCA é de que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, um caso a cada 7,6 minutos.

Diagnóstico

A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame de toque retal, que são complementares, pois cerca de 20% dos casos não são detectados pelo PSA.

Fatores de Risco

A recomendação é que homens a partir de 50 anos procurem um urologista para realizar os exames preventivos anualmente. Indivíduos com história familiar de câncer de próstata, da raça negra, sedentários e obesos devem iniciar a prevenção a partir dos 45 anos, pois possuem maior risco de desenvolver a doença.

Prevenção

Quando diagnosticada precocemente as chances de cura da doença são de, aproximadamente, 90%.


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page