495450580893305 Novo modelo Mercosul de placas de carro passa a valer no Paraná a partir do dia 17 de dezembro
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Novo modelo Mercosul de placas de carro passa a valer no Paraná a partir do dia 17 de dezembro


As placas de automóveis sofrerão uma mudança no modelo padrão. A alteração segue o novo modelo adotado no Mercosul e atende à Resolução 729 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e será de responsabilidade do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) com início na segunda-feira (17).

O diretor-geral do Detran-PR, Marcello Panizzi explicou um pouco sobre a adaptação das placas. “Por meio da portaria 074/2018 tornamos obrigatória a implantação da placa Mercosul no Paraná. O novo modelo terá itens de segurança que permitirão a rastreabilidade das placas e dos veículos por meio de QR code praticamente impedindo a clonagem. Numa segunda fase haverá ainda, como reforço de segurança, a implantação de um chip”, disse.

A medida vai permitir uma maior efetividade no chamado ‘canal verde’, que é um sistema que facilita o controle de pessoas e cargas através de postos com antenas de rádio frequência, além de melhorar a fiscalização evitando paradas dos caminhões, por exemplo.


A placa terá o mesmo desenho em todos os países do Mercosul com quatro letras e três números em fundo branco. O novo modelo terá código único e conterá todos os dados de confecção da placa, como a identificação do fornecedor e o número de série, data e ano da fabricação da peça. Inclui ainda o modelo do carro. INFORMAÇÕES IMPORTANTES – Os processos que derem entrada até o dia 10/12 serão impressos na placa nacional (cinza), para isso o usuário deverá providenciar a confecção até o dia 15/12, junto com um estampador ou fabricante de placas, pois após essa data só serão autorizadas a produção das placas modelo Mercosul, caso contrário, o cidadão deverá dar entrada em um novo processo.

Os processos abertos entre os dias 11 e 14 de dezembro terão que aguardar a confecção das placas que ocorrerá a partir de 17/12, quando o sistema estará autorizado a produzir as placas do novo modelo Mercosul. A partir dessa data, todos os processos, dentro de sua obrigatoriedade, serão alinhados ao novo modelo de placa. SERVIÇOS - A obrigatoriedade do padrão de placas no modelo Mercosul será para as seguintes situações: primeiro emplacamento; aquisição de veículo; aquisição de veículo com troca de município; alteração de dados com complementação de placa; mudança de município; registro de outro Estado; troca de categorias; e outros processos que necessitem a substituição de placas.

(Foto: Divulgação/DetranPR)

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page