495450580893305 O trabalho da Guarda Municipal de Campina Grande do Sul
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

O trabalho da Guarda Municipal de Campina Grande do Sul


A Guarda Municipal de Campina Grande do Sul presta um serviço de prevenção e proteção à população do município. Porém o que pouca gente sabe é que os agentes costumam atender aos mais diversos tipos de ocorrências, desde as mais comuns, furtos, vandalismo, roubos e crimes em geral até as mais inusitadas. A Guarda trabalha em parceria com as polícias civil e militar para combater a criminalidade na cidade, contribuindo com a segurança e o bem-estar da comunidade, além de zelar pelo patrimônio público e reforçar a segurança na cidade.

No último relatório divulgado pela Guarda Municipal, relacionado com todas as ocorrências atendidas em 2013, além das situações corriqueiras que um órgão de segurança está acostumado a atender, chama a atenção o grande número de acidentes de trânsito, mas também fatos como alunas tentando “matar” aula, mordidas de cachorro e muitas pessoas embriagadas caídas nas ruas de Campina. Segundo o relatório, no ano passado foram mais de 1.500 atendimentos realizados pelos guardas municipais.

De acordo com Souza, inspetor interino da GM, o trabalho do órgão não se limita apenas a acontecimentos envolvendo a criminalidade. “Acabamos às vezes fazendo o trabalho da PM, Bombeiro, Ação Social e Conselho Tutelar, mas nosso foco principal na prevenção de fatos ilı́citos. A gente tenta resolver todos os casos não deixando de atender nenhuma ocorrência”, explica. O procedimento realizado pela Guarda consiste da seguinte forma: primeiramente é feito um protocolo de atendimento e em seguida uma triagem. Uma viatura vai até o local solicitado onde é feito a confecção e registro da ocorrência.

Para ter uma ideia o trabalho engloba desde assassinato até perturbação de sossego. Souza ressalta que a participação da comunidade é essencial para evitar casos de vandalismo. “Depredações geram prejuízos aos cofres públicos, já que os recursos que poderiam ser revertidos em serviços à população, são utilizados para manutenções de estruturas danificadas”, aponta. ServiçoA Guarda Municipal de Campina Grande do Sul pode ser acionada 24 horas pelo (41) 3679-5740.


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page