495450580893305 Operação contra homicídio e feminicídio é deflagrada em todo o país
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Operação contra homicídio e feminicídio é deflagrada em todo o país


O Ministério da Segurança Pública junto com o Conselho Nacional dos Chefes de Polícia deflagrou nesta sexta-feira (24), a Operação Cronos, que busca combater os crimes de homicídio e feminicídio em todo o país. Estão participando da operação mais de 6.600 policiais civis de todo o Brasil e, até o momento, 1027 pessoas foram presas e 75 adolescentes foram apreendidos.

Dentre os presos, 14 foram pela prática de feminicídio, 225 por homicídio, 143 por crimes relacionados à Lei Maria da Penha e 421 por crimes diversos. Também foram autuados em flagrante 224 indivíduos pelos delitos de tráfico de drogas, posse/porte irregular de arma de fogo, entre outros. Além disso, foram apreendidas 66 armas de fogo e aproximadamente 150 quilos de entorpecentes.

A ação foi definida no mês de julho, após reunião do Ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, com o presidente do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (CONCPC), Delegado Emerson Wendt. De acordo com o ministro Raul Jungmann, a operação integrada é um exemplo de como funcionará o Sistema Único de Segurança Pública, em vigor desde junho, após a sanção da Lei nº 13.675/2018. “O que nos importa é a proteção e a garantia da vida, sobretudo combater o feminicídio, esse crime covarde e inaceitável. Todos são, mas alguns são mais graves e repulsivos, sobretudo contra mulheres”, disse ele.


Para o Chefe de Polícia do Estado do Rio Grande do Sul e Presidente do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil, delegado Emerson Wendt, esse é o trabalho prioritário das polícias civis que têm procurado, nessa parte operacional, mostrar para a sociedade brasileira o quanto é importante a investigação criminal e o quanto ela pode ser efetiva no combate à criminalidade.

O nome da Operação está relacionado com a redução do "tempo de vida da vítima" causada pelo ato criminal do autor do homicídio/feminicídio. Ao mesmo tempo, com a prisão do autor do crime, é retirado dele o "tempo" de prática de novos delitos.

(Foto: Divulgação/Pixabay)


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page