495450580893305 Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta concerto para alunos do município de Quatro Barras

Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta concerto para alunos do município de Quatro Barras


Quatro Barras recebeu na manhã desta terça-feira (28) um importante contato entre as crianças e a música. Abrindo a temporada de concertos de 2017 no município, a Orquestra Sinfônica do Paraná tocou para mais de 150 crianças, todos alunos da rede municipal de ensino. O espetáculo foi apresentado no plenário da

Câmara Municipal, onde olhos e ouvidos atentos acompanharam o som de cada instrumento, muitos experimentando pela primeira vez o contato com a música clássica.


Jhulie Angel Pires de Souza, aluna da Escola Tancredo de Almeida Neves, aos 9 anos contou que é a primeira vez que assistiu a um concerto"Sempre quis tocar e agora, mais do que nunca, quero ser igual a eles quando crescer" enfatizou.

Esta é uma das três apresentações gratuitas que a Orquestra Sinfônica realiza em Quatro Barras até esta quinta-feira. À convite da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude, 45 músicos da orquestra se apresentarão na Câmara Municipal, com regência do maestro Alexandre Brasolim.

O prefeito Angelo Andreatta (Lara) definiu a manhã como um momento de transformação. "É certamente uma manhã transformadora para nossas crianças e professores. Estou muito encantado. Sempre sonhei em ouvir e assistir à orquestra e hoje vocês estão aqui. Desejo a todas as crianças que tenham um novo despertar e que transformem suas vidas para melhor através da música" disse Lara.

O prefeito relembrou a existência da banda municipal e afirmou que a Prefeitura já está retomando este grande projeto de incentivo à música junto à comunidade. "Vamos abraçar definitivamente esta causa porque bons projetos como este jamais devem parar" disse Lara.

Repertório

No repertório desta terça-feira, o público infantil pode ouvir clássicos como O Messias: Abertura do oratório, de Haendel; Sinfonia n°1: 1°Movimento, de Beethoven; e Beatriz (com arranjo de Nelson Ayres), de Chico Buarque e Edu Lobo.

O maestro Alexandre Brasolim disse que o concerto didático promove uma aproximação importante com as crianças. "Temos que motivar as novas gerações a ouvir e apreciar a música. Esta é uma geração que cresce ouvindo os problemas do país, mas que deve despertar para a arte e a cultura. Hoje tocamos clássicos que foram compostos antes mesmo da invenção dos computadores e da internet. Nossa proposta é fazer as pessoas perderem o medo de entrar no teatro e ouvir a orquestra. As músicas são compostas para serem ouvidas"disse Brasolim.

As apresentações fazem parte do projeto Dança e Música Teatro Guaíra para Todos, e contam com o apoio da Prefeitura de Quatro Barras, patrocínio da Copel e realização do Centro Cultural Teatro Guaíra e da Secretaria de Estado da Cultura.

Próximas apresentações

Nesta terça-feira o público foi composto por alunos das escolas Tancredo Neves, Izair Lago e Rui Valdir Pereira Kern. Nesta quarta-feira (29), haverá concerto também às 10h, para alunos das escolas Devanira Ferreira Alves, Ernesto Milani e João Curupaná da Silva. O terceiro e último concerto acontece nesta quinta-feira (30), às 20h, na Câmara Municipal. O espetáculo é gratuito e aberto ao público.


1/1

1/4

1/7

1/1

1/6

1/5