495450580893305 Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta concerto para alunos do município de Quatro Barras
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta concerto para alunos do município de Quatro Barras


Quatro Barras recebeu na manhã desta terça-feira (28) um importante contato entre as crianças e a música. Abrindo a temporada de concertos de 2017 no município, a Orquestra Sinfônica do Paraná tocou para mais de 150 crianças, todos alunos da rede municipal de ensino. O espetáculo foi apresentado no plenário da

Câmara Municipal, onde olhos e ouvidos atentos acompanharam o som de cada instrumento, muitos experimentando pela primeira vez o contato com a música clássica.


Jhulie Angel Pires de Souza, aluna da Escola Tancredo de Almeida Neves, aos 9 anos contou que é a primeira vez que assistiu a um concerto"Sempre quis tocar e agora, mais do que nunca, quero ser igual a eles quando crescer" enfatizou.

Esta é uma das três apresentações gratuitas que a Orquestra Sinfônica realiza em Quatro Barras até esta quinta-feira. À convite da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude, 45 músicos da orquestra se apresentarão na Câmara Municipal, com regência do maestro Alexandre Brasolim.

O prefeito Angelo Andreatta (Lara) definiu a manhã como um momento de transformação. "É certamente uma manhã transformadora para nossas crianças e professores. Estou muito encantado. Sempre sonhei em ouvir e assistir à orquestra e hoje vocês estão aqui. Desejo a todas as crianças que tenham um novo despertar e que transformem suas vidas para melhor através da música" disse Lara.

O prefeito relembrou a existência da banda municipal e afirmou que a Prefeitura já está retomando este grande projeto de incentivo à música junto à comunidade. "Vamos abraçar definitivamente esta causa porque bons projetos como este jamais devem parar" disse Lara.

Repertório

No repertório desta terça-feira, o público infantil pode ouvir clássicos como O Messias: Abertura do oratório, de Haendel; Sinfonia n°1: 1°Movimento, de Beethoven; e Beatriz (com arranjo de Nelson Ayres), de Chico Buarque e Edu Lobo.

O maestro Alexandre Brasolim disse que o concerto didático promove uma aproximação importante com as crianças. "Temos que motivar as novas gerações a ouvir e apreciar a música. Esta é uma geração que cresce ouvindo os problemas do país, mas que deve despertar para a arte e a cultura. Hoje tocamos clássicos que foram compostos antes mesmo da invenção dos computadores e da internet. Nossa proposta é fazer as pessoas perderem o medo de entrar no teatro e ouvir a orquestra. As músicas são compostas para serem ouvidas"disse Brasolim.

As apresentações fazem parte do projeto Dança e Música Teatro Guaíra para Todos, e contam com o apoio da Prefeitura de Quatro Barras, patrocínio da Copel e realização do Centro Cultural Teatro Guaíra e da Secretaria de Estado da Cultura.

Próximas apresentações

Nesta terça-feira o público foi composto por alunos das escolas Tancredo Neves, Izair Lago e Rui Valdir Pereira Kern. Nesta quarta-feira (29), haverá concerto também às 10h, para alunos das escolas Devanira Ferreira Alves, Ernesto Milani e João Curupaná da Silva. O terceiro e último concerto acontece nesta quinta-feira (30), às 20h, na Câmara Municipal. O espetáculo é gratuito e aberto ao público.


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page