495450580893305 Pagamento do IPVA 2018 começou hoje (quarta-feira) em todo o Paraná; confira a tabela de vencimentos
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Pagamento do IPVA 2018 começou hoje (quarta-feira) em todo o Paraná; confira a tabela de vencimentos



Começou hoje (quarta-feira, 10), em todo o Paraná, o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2018. Proprietários de veículos que optarem pelo pagamento à vista, o prazo se inicia hoje e transcorre até a próxima terça-feira (16) com desconto de 3%, conforme o final da placa do veículo.

Já para o pagamento parcelado, as parcelas serão distribuídas nos meses de janeiro, fevereiro e março. O vencimento da primeira parcela ocorre entre os dias 22 e 26 de janeiro, também de acordo com o final da placa do veículo.

Boleto

O pagamento poderá ser realizado utilizando apenas o número do Renavam nos bancos credenciados - Banco do Brasil, Bancoob, Bradesco, Itaú, Rendimento e Sicredi. Outra opção restrita aos bancos conveniados é a GR-PR (Guia de Recolhimento do Estado do Paraná), que está disponível no endereço www.fazenda.pr.gov.br.

Caso o contribuinte não tenha recebido o boleto, é possível emitir um guia de pagamento diretamente no site da Secretaria da Fazenda > Impostos > IPVA. Tenha o número do Renavam em mãos.

Arrecadação

O Paraná conta atualmente com uma frota de 4,3 milhões de veículos tributados e 2,61 milhões não tributados. A maior parte desses veículos automotores terá alíquota de 3,5% e a expectativa de arrecadação é de R$ 3,2 bilhões com o imposto. Ônibus, caminhões, veículos de carga, de aluguel ou que usam gás GNV pagam 1%.

IPVA mais barato

Os donos de veículos usados devem pagar um valor menor no IPVA em 2018 no Paraná. Uma pesquisa de mercado realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), usada como base para o cálculo do imposto, aponta uma desvalorização média de 3,46% no preço desses bens no Estado. As porcentagens de redução variam de acordo com marca, modelo e ano de fabricação.

Veja abaixo a tabela de vencimentos


(Foto: AEN/PR)


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page