495450580893305 Paraná é o quinto estado com mais emissão de ID Jovem

Paraná é o quinto estado com mais emissão de ID Jovem

Da Redação com assessoria

Créditos: Portal Linkada News

O Paraná foi um dos estados que mais concedeu o benefício do cartão ID Jovem em 2019. Segundo informações da Secretaria Nacional da Juventude, o estado ocupa a quinta colocação nacional, com a marca de 71 mil IDs geradas. Nas primeiras colocações estão Minas Gerais (300 mil), São Paulo (254 mil), Bahia (240 mil) e Rio de Janeiro (136 mil).


O ID é um cartão que assegura aos brasileiros entre 15 e 29 anos, de baixa renda, acesso aos direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude, como o pagamento de meia-entrada, ou seja, 50% do valor cobrado no ingresso ao público em geral em eventos artístico-culturais e esportivos (cultura, cinema, teatro, esporte e shows), isenção da taxa de emissão da Carteira de Identificação Estudantil e, na área do transporte, a reserva por viagem, de duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros​​. “É mais um benefício federal que a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho se empenhou para divulgar e proporcionar aos paranaenses”, explica o secretário Ney Leprevost.


Os dados foram repassados pela secretária Nacional da Juventude, Jayana Nicaretta da Silva, ao coordenador de Políticas Públicas para a Juventude da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, Samuel Tives, e ao presidente do Conselho Estadual da Juventude, Fauze Salmen, durante reunião em Brasília.


O BENEFÍCIO - Para o acesso ao ID Jovem é necessário ter idade entre 15 e 29 anos, renda familiar até dois salários mínimos e o Número de Identificação Social (NIS) com cadastro único atualizado. Os jovens que não possuem o NIS devem dirigir-se ao Centro de Referência da Assistência Social (Cras) mais próximo, munidos de documentos de identificação.


Para gerar a carteira, basta baixar o aplicativo ID Jovem 2.0, informar o número do NIS, seu nome, data de nascimento e nome da mãe, ou acessar o site www.idjovem.juventude.gov.br ou ainda, comparecer a um dos eventos promovidos pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, Paraná Cidadão ou Feira da Cidadania.

1/1

1/1

1/3

1/1

1/6