495450580893305 Pedágios do Paraná investigados pela Lava Jato terão intervenção militar
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Pedágios do Paraná investigados pela Lava Jato terão intervenção militar


As seis concessionárias de pedágio do Paraná terão intervenção de coronéis reformados da Polícia Militar. A decisão foi anunciada pelo governo do Estado nesta manhã, durante uma entrevista coletiva. Apesar da intervenção, os usuários continuarão pagando as mesmas tarifas.

De acordo com o governo, os militares foram escolhidos por motivo de confiança e porque não serão remunerados. Os nomes devem ser publicados em diário oficial. Sobre o assunto, o secretário de Infraestrutura e Logística do Estado, Abelardo Lupion, anunciou que a fiscalização começa a partir desta sexta-feira (5). “Os interventores vão ter a obrigação de buscar informações nas sedes dos pedágios. Serão os olhos do Estado e da Justiça nas praças”, esclareceu.


Lupion não informou quais medidas efetivas os interventores deverão adotar e, sobre a redução do valor do pedágio, disse que ainda depende de decisão judicial. “O pedido foi feito pelo estado e está na mão da Justiça se o [valor do] pedágio baixa”.

O MOTIVO DA DECISÃO - Segundo o governo, a decisão é uma consequência das irregularidades descobertas pela Lava Jato no pedágio. A investigação aponta que havia um conluio entre a cúpula da gestão Beto Richa, servidores públicos e as concessionárias, com superfaturamento de obras e realização de aditivos contratuais para pagar propina. Trata-se das operações Integração 1 e 2, deflagradas em fevereiro e setembro.

Como reação, o governo tentou uma medida judicial para reduzir as tarifas imediatamente de até 50%. O pedido de liminar está sendo avaliado pela Justiça, mas havia prazo para apresentação de argumentos até sexta-feira (5). Só depois das defesas entregues, o juiz decidiria – isso poderia acontecer nos dois dias antes do pleito ou apenas depois da eleição."

(Foto: Gazeta do Povo)

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page