495450580893305
top of page
  • Foto do escritorPortal Linkada News

Piraquara inaugura Centro de Reabilitação pós-coronavírus

Da Redação com assessoria


A Prefeitura de Piraquara inaugurou nesta terça-feira (5), o Centro de Reabilitação em Saúde, que também ofertará o atendimento a pacientes que tiveram alguma sequela pós-Covid-19. Na oportunidade, também foi lançado o Programa "Melhor em Casa" uma nova modalidade de atenção domiciliar. O novo equipamento público foi denominado "Marlon Martins de Souza", em homenagem ao ex-servidor da saúde municipal, que faleceu em 2020, em decorrência da Covid-19.


O Centro de Reabilitação em Saúde conta com recepção, sala de estimulação sensorial, quatro consultórios, coordenação e banheiros. A equipe é composta por dois fonoaudiólogos, dois fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, enfermeiro, técnico de enfermagem, além da equipe administrativa de apoio. O espaço também ofertará a reabilitação para pessoas com sequelas neurológicas e físicas decorrentes de acidente vascular cerebral (AVC) e até automobilísticos, por exemplo. Dispõe de atendimento específico para estimulação precoce de crianças com alguma deficiência.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Piraquara

O prefeito de Piraquara, Josimar Fróes, destacou a implantação de novos serviços públicos na área da saúde. "Com grande satisfação entregamos hoje dois novos importantes serviços de saúde para a população. O Centro de Reabilitação de Piraquara é um dos primeiros da Região Metropolitana de Curitiba, aberto no momento que já estamos pensando no pós-pandemia. Um serviço que permanecerá mesmo após o fim desse período para o cuidado das pessoas que necessitam de diferentes reabilitações", ressaltou.


A Secretária Municipal de Saúde, Glaucia Buss Guimarães, explicou que o serviço já está em funcionamento desde setembro e falou sobre os benefícios para a população. "O espaço dispõe de toda a estrutura necessária e uma equipe multidisciplinar para o atendimento de diferentes reabilitações. Neste momento pandêmico, a prioridade está sendo para os casos de sequelas pós-Covid-19, mas o atendimento será muito mais abrangente", enfatizou.


O ex-prefeito e atual diretor-geral da Paraná Edificações, Marcus Tesserolli, prestigiou a inauguração e enalteceu a disponibilização de novos serviços para a população. "Fico feliz em acompanhar a continuidade de boas políticas públicas em benefício da população. Desde o ano passado o esforço tem sido muito grande de combate a pandemia, resultado disso é que Piraquara até hoje possui a menor taxa de mortalidade de Covid-19 entre os municípios da Região Metropolitana de Curitiba", destacou.


ATENDIMENTO DO CENTRO DE REABILITAÇÃO EM SAÚDE - "Os profissionais que atuam no Centro de Reabilitação em Saúde são fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos e fonoaudiólogos. Os pacientes são encaminhados por meio das Unidades de Saúde, via marcação de consultas, onde passam por uma triagem. Trata-se de uma avaliação, onde são classificados e identificado se possuem perfil para o atendimento. O atendimento é prioritário para pessoas com deficiência de 0 a 4 anos e pacientes com sequelas de Covid-19, consideradas moderadas ou graves", explicou a coordenadora de Saúde do Idoso e Pessoa com Deficiência, Vivian Portz.

 


Comentarios


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page