495450580893305 Piraquara inaugura UPA 24h nesta sexta-feira
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Piraquara inaugura UPA 24h nesta sexta-feira

Os moradores de Piraquara receberão nesta sexta-feira (27), a primeira unidade de Pronto Atendimento – 24 horas do município. A nova unidade faz parte da Rede de Atenção a Urgências, cujo objetivo é prestar atendimento de média complexidade para realização de cirurgia, investigação diagnóstica inicial, entre outros serviços para a população.


A estrutura física da unidade possui mais de 1000 m² e é composta por quatro consultórios médicos, duas salas de triagem, sala de curativos, sala de sutura, ampla recepção para mais de 40 pessoas sentadas, banheiros adaptados para os pacientes com necessidades especiais, área externa com jardim e estacionamento.


Foto: Divulgação PMP

Para os atendimentos com maior gravidade, o local dispõe de sala de emergência com três leitos. Conhecida também como sala vermelha, ela conta com equipamentos de suporte básico a vida como ventiladores pulmonares modernos, monitores cardíacos, aparelho de eletrocardiograma e bombas infusoras para administração de medicamentos.

A unidade também é equipada com aparelho de raios-x para facilitar o diagnóstico, e ofertará exames laboratoriais e demais exames de imagens por meio de serviços credenciados como tomografias e ecografias. Para os casos onde os pacientes necessitarem permanecer em observação, a UPA dispõe de três leitos clínicos femininos, três leitos clínicos masculinos, quatro leitos de pediatria e dois leitos de isolamentos para pacientes portadores de doenças infecto contagiosas.


Segundo a administração municipal, a prefeitura precisou se planejar financeiramente para que a UPA 24h fosse uma realidade, já que os incentivos do Governo Federal para esse tipo de obra diminuíram, de 80% para 20%.


Atendimento

A unidade deve começar a funcionar oficialmente na próxima semana, 1º de outubro (terça-feira), a partir das 7h. A solenidade de entrega acontece às 10h de sexta-feira e será aberta à toda comunidade. 



  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page