495450580893305 Piraquara: vereadores são condenados por desvio de salários da Câmara Municipal
top of page
  • Foto do escritorPortal Linkada News

Piraquara: vereadores são condenados por desvio de salários da Câmara Municipal

Via Redação Banda B


Foto: Divulgação/Site Câmara Municipal de Piraquara

Três vereadores de Piraquara foram condenados pela justiça por desviar parte dos salários de servidores da Câmara Municipal entre o ano de 2005 até o dia 30 de junho de 2012. A sentença é do juiz Rubens dos Santos Júnior e foi divulgada ontem, terça-feira (9).


Os parlamentares Weliton Santos Figueiredo, Valmir Soares Maciel (Nanico) e Leonel de Barros Castro foram condenados a 21, 10 e 12 anos de prisão, respectivamente, pagamento de multa, além da perda de seus mandatos eletivos, por formação de quadrilha e crimes contra a ordem pública.


De acordo com a sentença judicial, os três vereadores utilizaram-se da estrutura diretamente vinculada à Presidência da Câmara Municipal para o fim de praticarem crimes contra a Administração Pública.


Agora, a Câmara Municipal tem o prazo de 24 horas para cumprir o teor da sentença, aplicando a medida de perda do mandato eletivo de Vereador dos três réus bem como de quaisquer cargos ou funções públicas que eventualmente ocupem por ocasião do trânsito em julgado.


SENTENÇAS – O legislador Leonel de Barros Castro foi condenado a 10 anos e quatro meses de prisão, além de multa, pelos crimes de concussão e lavagem ou ocultação de bens. Já Valmir Soares Maciel pegou 12 anos de prisão e multa, pelo crime de concussão; e, por fim, Weliton Santos Figueiredo foi condenado a 21 anos e 24 dias de prisão, além de multa, pelo crime de concussão.


INVESTIGAÇÃO – Em 2012, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) iniciou uma operação denominada “Toca do Peixe”, que buscava obter documentos que ajudassem nas investigações a respeito de desvios de dinheiro público na Câmara de Piraquara por parte dos parlamentares. Na época, uma equipe do Gaeco cumpriu 37 mandados de busca e apreensão no legislativo do município.

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page