495450580893305
top of page
  • Foto do escritorPortal Linkada News

Prazo para tirar o título de eleitor ou regularizar pendências vai até 4 de maio

Da Redação com TSE


O prazo para tirar o título pela primeira vez, alterar local de votação ou regularizar pendências para votar nas Eleições 2022 termina no dia 4 de maio. As pessoas podem tirar o título aos 15 anos, desde que completem 16 até a eleição (2 de outubro).


A solicitação de emissão do título pode ser feita de forma totalmente on-line pelo sistema TítuloNet. Basta a pessoa clicar na opção “não tenho” na guia “Título de eleitor” e preencher todos os campos indicados com os dados pessoais, como nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento.


O sistema vai pedir o envio de pelo menos quatro fotografias para comprovar a identidade do eleitor ou eleitora. A primeira delas é uma fotografia (selfie) segurando um documento oficial de identificação. As outras duas são da própria documentação (frente e verso) usada pela pessoa para se identificar na primeira foto. Já a quarta é a foto de um comprovante de residência.

Foto: Reprodução/TSE

Para fazer a alteração do cadastro eleitoral é necessário verificar se há algum débito pendente na Justiça Eleitoral. A consulta pode ser feita na seção “Serviço ao Eleitor” do Portal do TSE. Ali também é possível emitir o boleto dos eventuais débitos para pagamento.


Depois, é necessário enviar a imagem ou o arquivo PDF de um documento oficial com foto, frente e verso; do comprovante da nova residência com, pelo menos, três meses de moradia; do recibo de pagamento dos eventuais débitos com a Justiça Eleitoral; e, para os homens acima de 18 anos, do comprovante de quitação do serviço militar obrigatório.


Também é preciso enviar uma selfie, segurando junto de si o documento oficial informado no cadastro, com a foto virada para a câmera. Nessa fotografia, o solicitante não poderá usar óculos, chapéu ou qualquer outra peça de vestuário que atrapalhe a visualização do rosto.


Nos dois casos, homens com idade entre 18 e 45 anos também devem encaminhar o comprovante de quitação com o serviço militar. Mas atenção: as imagens devem estar totalmente legíveis, pois, se não estiverem, a solicitação pode ser negada pela Justiça Eleitoral.


A Justiça Eleitoral recomenda que as pessoas não deixem para a última hora para evitar lentidão no sistema, filas e aglomerações.

 


コメント


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page