495450580893305 Prefeitura e Bombeiros assinam Plano de Contingência Municipal
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Prefeitura e Bombeiros assinam Plano de Contingência Municipal


Da PMQB

Na manhã desta quarta- feira (22), a prefeitura de Quatro Barras e o 7.º Grupamento de Bombeiros, assinaram o Plano de Contingência Municipal – documento que reúne informações e organiza procedimentos para que os órgãos envolvidos possam dar uma resposta em situações de emergência ou desastres naturais.

O vice- prefeito Olair Ribeiro Lago (Laio), representou o prefeito Loreno Tolardo e assinou o plano; pelo subcomandante do 7.º GB, Major Gerson Gross; por oficiais do Corpo de Bombeiros; Polícia Militar; secretários municipais e representantes do Instituto Ambiental do Paraná (IAP)."Voltado à prevenção, o plano é uma importante ferramenta de trabalho que aponta pontos vulneráveis, situações de risco e o que o município dispõe para uma rápida resposta à sociedade", disse o major.

O documento que foi elaborado por agentes da Secretaria de Ordem Pública e por oficiais do Corpo de Bombeiros, traz de forma detalhada as áreas mais vulneráveis a desastres, como deslizamentos, alagamentos, inundações, granizos, vendavais ou temporais, além de conter dados sobre a população que reside nos locais, tipos de ocupações, predominância construtiva, condições topográficas e fatores de risco. O documento não só padroniza como também recomenda ações voltadas ao monitoramento, alerta, alarme e resposta, incluindo medidas de socorro, ajuda humanitária e reabilitação dos cenários, com a proposta de reduzir os danos e prejuízos.

"O plano organiza os procedimentos, define quem deverá ser chamado, onde abrigar as vítimas, enfim como proceder para dar uma rápida resposta à sociedade. É uma ferramenta importante, de organização e planejamento", afirmou o vice-prefeito Olair Ribeiro Lago, ao lembrar que o prefeito Tolardo está engajado nas ações de prevenção e atendimento.

Representantes da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros, afirmam que o plano não termina no ato de assinatura. Ele será o passo inicial de prevenção e planejamento, devendo ser periodicamente atualizado, conforme as novas demandas do município.

O evento realizado nesta quarta-feira também contou com a presença do 2º sargento do Corpo de Bombeiros, Alvacir Ferreira; do tenente QOBM, Nikolas Kaneko Leal; da tenente Mariana Lorenzi, do tenente da PM, Maier Luiz Passos; da coordenadora operacional de Defesa Civil de Quatro Barras - que atuou na elaboração do plano - Rosamaria Duarte; dos representantes do IAP, Juarez Cordeiro de Oliveira e Joel Moreira; e dos secretários de Administração, Viviane Bernardi; de Ação Social, Andréa Tolardo; de Ordem Pública, Cariovaldo Ferreira; de Governo, Frederico Bernardi; de Infraestrutura e Logística, Rafael Ribeiro; e de Saúde, Daniela Ribeiro.

(Foto: PMQB)

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page