495450580893305 Prefeitura implanta Programa de Residência na UBS da Borda do Campo
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Prefeitura implanta Programa de Residência na UBS da Borda do Campo



Quatro Barras recebe pela primeira vez o Programa Integrado de Residência em Medicina de Família e Comunidade dentro da Estratégia de Saúde da Família. Por meio de uma parceria com a Prefeitura de Curitiba, que já desenvolve o programa, a Unidade de Saúde da Borda do Campo passou a contar com o atendimento de um médico residente, que atende cerca de 90% das demandas locais de assistência de saúde.

O residente Daniel Moura Saura chegou à unidade há cerca de duas semanas, e além de atender os pacientes, também realiza visitas domiciliares e pode efetuar pequenos procedimentos cirúrgicos. Toda a atuação do residente é supervisionada por um preceptor. No caso de Daniel, quem realiza a supervisão é a médica da Família, Dra. Luara, que é pós graduada em Atenção Básica e mestranda em Ciências da Saúde.

Segundo ela, o programa de residência amplia em número e qualidade os serviços prestados na unidade. "A residência médica faz parte do processo de formação do médico e tem duração de dois anos. O grande benefício do programa está justamente no atendimento que é ofertado ao paciente, ou seja, a vinda do médico residente integra e reforça a equipe da Estratégia de Saúde da Família, que hoje é tida como um programa estruturante no sistema de saúde brasileiro", afirmou.

O prefeito Angelo Andreatta (Lara) conversou com o novo residente e destacou a importância de um atendimento de qualidade à população. "Queremos que, mais do que ampliar o atendimento, cada paciente sinta o cuidado e a atenção dos profissionais de Saúde. Com o programa de residência, vamos expandir a oferta de assistência médica", disse o prefeito.

(Foto: PMQB)


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page