495450580893305 PRF de Campina prende três motoristas de frota dos Correios por crime ambiental
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

PRF de Campina prende três motoristas de frota dos Correios por crime ambiental



Policiais rodoviários da unidade operacional do Taquari, em Campina Grande do Sul, detiveram noite desta quarta-feira (11) três motoristas de caminhões por crime ambiental. Os veículos pertecem à Transpanorama Transportes Ltda, empresa terceirizada que presta serviço aos Correios.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os veículos estavam equipados com um dispositivo eletrônico capaz de burlar o sistema de escapamento, fazendo com que os caminhões emitam cinco vezes mais poluição na atmosfera. O Arla 32, como é chamado, é um composto químico de uso obrigatório, injetado no sistema de escapamento de caminhões. Produzido a partir de ureia de alta pureza, o Arla (Agente Redutor Líquido Automotivo) transforma óxido de nitrogênio em nitrogênio e vapor d'água, gases inofensivos para a saúde humana.

O item é obrigatório em ônibus e caminhões com motores do padrão chamado "Euro 5", fabricados a partir de 2012, que já seguem a sétima fase do Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve). Sua utilização segue normas internacionais de restrição às emissões de poluentes. Adulterar o sistema para evitar o uso de Arla 32 e assim economizar custos é uma conduta criminosa enquadrada no artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais. A pena para o crime é de um a cinco anos de reclusão.

A PRF encaminhou os três motoristas, de 25, 41 e 56 anos de idade, para a Delegacia da Polícia Civil em Campina Grande do Sul. A empresa deve pagar uma multa de R$ 1 mil para cada veículo.

(Foto: PRF)


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page