495450580893305 Professores decidem na terça-feira (5) se mantêm greve
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Professores decidem na terça-feira (5) se mantêm greve



Os professores da rede estadual de ensino do Paraná vão se reunir em uma assembleia na próxima terça-feira (5), em Curitiba, para decidir os rumos da greve dos professores. Governo do Estado e sindicato dos educadores aguardam a deliberação dos servidores sobre o fim ou a permanência da greve para discutir como será o calendário escolar de 2015, já afetado com a paralisação anterior. A assembleia será realizada às 14h30, no estádio da Vila Capanema, e são aguardados servidores de todas as regiões do Estado.

De acordo com Luiz Fernando Rodrigues, diretor de Comunicação da APP- sindicato que representa os professores- os diretores estão sendo pressionados pelo governo estadual a registrar a ausência dos professores. “O problema é que, se os diretores lançarem as faltas, haverá o desconto no salário e os professores não são obrigados a fazer reposição de aulas. O maior prejudicado é o aluno”, afirmou.

A greve foi retomada no último dia 27 e ao longo da semana os professores acompanharam do lado de fora da Assembleia Legislativa a votação do projeto de lei que modifica o fundo de previdência dos servidores do Estado. O dia mais emblemático do movimento grevista ocorreu na quarta-feira, quando cerca de 200 manifestantes ficaram feridos depois da repressão da Polícia Militar, que utilizou balas de borracha e bombas de gás lacrimogênio. O caso, que ganhou repercussão internacional, foi duramente criticado por dezenas de entidades e a violência empregada gerou a abertura de uma investigação no Ministério Público do Paraná.

O projeto de lei foi sancionado pelo governador do Estado na quinta-feira, a despeito de um parecer do Ministério da Previdência, que ainda não opinou sobre as modificações propostas pelo Executivo estadual.

O sindicato dos professores estuda pedir a anulação da lei sancionada ou a suspensão da sessão do Legislativo que resultou na aprovação do projeto de lei.

(Foto: Hugo Harada)


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page