495450580893305 Projeto aprovado na Câmara de Quatro Barras beneficia alunos da rede pública
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Projeto aprovado na Câmara de Quatro Barras beneficia alunos da rede pública



Um assunto que gera opiniões diversas é em relação ao desempenho no vestibular dos alunos que estudam em colégio público ser ou não menor dos estudantes de colégio particular. Apesar das diferentes opiniões, uma coisa é certa: em colégios particulares há uma base melhor para o vestibular.

Pensando em melhorar a preparação dos alunos das instituições públicas para ter um melhor resultado nos vestibulares, o vereador de Quatro Barras, Leonardo Presa , apresentou na sessão do dia 15 de junho, na Câmara Municipal de Quatro Barras, um projeto que trata sobre a criação de um cursinho pré-vestibular oferecendo aulas e material didático gratuito aos alunos.

“O cursinho será uma iniciativa da Prefeitura de Quatro Barras em parceria com a Secretaria de Educação e até mesmo com a Secretaria de Ação Social. A cada semestre, são oferecidas entre 50 ou 100 vagas temos que ver a demanda do município. E além disso, também realizar um processo seletivo. Os interessados em participar precisam morar em Quatro Barras, além de terem concluído o ensino médio em escola pública. O curso pré-vestibular pode com certeza dar oportunidade à população menos favorecida de ingressar em um curso superior”, explica o vereador.

De acordo com Leonardo, não há dúvidas de que existe uma grande diferença entre as escolas públicas e privadas. “Posso falar com muita propriedade pois já vivi isso. Nas escolas particulares somos preparados para o futuro, a cobrança é diferentes, a estrutura”, ressalta. Ele complementa dizendo que apesar de ser minoria, alguns alunos da rede pública acabam desenvolvendo autonomia para buscar maior conhecimento. “Apesar da diferença entre o público e o privado, acredito que a própria pessoa traça o seu caminho e o seu sucesso acadêmico. Mas com esse projeto sendo colocado em prática, irá proporcionar muitos benefícios para muitos alunos que se preparam para o vestibular”, destaca.

O estudante Marcelo H.Alves Cordeiro, de 15 anos, está no 2º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Arlinda F. Creplive, e conta que acredita que há mais cobrança em escolas particulares do que escolas públicas. “Há maior cobrança em colégio particular, e no público muitas vezes o aluno só se preocupa em ganhar nota, e não se preparar para o futuro e aprender realmente”, afirma. Ele conta que ainda não tem certeza sobre o curso que deseja tentar no vestibular, mas afirma que já busca se preparar. “Pretendo tentar Engenharia Mecânica, mesmo estudando em colégio público vou buscar aprender e me preparar para quando chegar vestibular”, declara.

Já para o estudante Vitor Waldecki, de 17 anos, que também deseja tentar Engenharia Mecânica no vestibular, o colégio não faz muita diferença no resultado de cada um no vestibular. “Já estudei por um ano em colégio particular. Há diferenças sim, mas acho que vai de cada pessoa. Se o aluno tiver força de vontade ele consegue atingir seu objetivo mesmo estudando em colégio público”, afirma.

O projeto de autoria do vereador Leonardo Presa foi aprovado por unanimidade na Câmara e agora para aprovação no Executivo.


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page