495450580893305 Projeto “Câmara na Escola” já está em sua quinta edição
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Projeto “Câmara na Escola” já está em sua quinta edição


O projeto “Câmara na Escola” já está em sua quinta edição e tem como intuito esclarecer a função do legislativo e também dos demais poderes, para que a população de Campina Grande do Sul entenda qual é o papel de cada um como cidadão. A ideia foi idealizada e colocada em prática em 2014, pelo vereador Sérgio Cavagni.

No ano passado, o projeto atendeu a 800 alunos de escolas municipais, 60 graduandos de pedagogia da Facsul e 100 pessoas da comunidade. A proposta acontece em alguns dias da semana no período da manhã e tarde, com a visita dos alunos a Câmara Municipal. Eles conhecem o espaço físico da organização administrativa, assistem a uma palestra e a um teatro, além de interagir com os vereadores presentes no local.

Segundo Denize Kaminski Ferreira, que é pedagoga e coordenadora do “Câmara na Escola”, em resposta à reportagem do Linkada News, ao longo de quatro anos o projeto já atendeu 4,4 mil pessoas, que conseguem entender como funciona os três poderes, por outras ações além de teatro e palestras. “Também são feitos concursos culturais de Redação e Experiência Pedagógica, anualmente, a fim de estimular a reflexão em torno dos motes da cidadania e democracia”, explica.

A pedagoga ainda comenta que, com a ideia de uma experiência de educação não-formal, ou seja, fora dos marcos institucionais escolares, mas, com intencionalidade pedagógica, a iniciativa preza por evidenciar que o Poder Legislativo é um espaço de discussão e potencial promotor de participação popular no processo de elaboração de leis e fiscalização da atuação dos representantes eleitos pelo povo.


A equipe do "Câmara na Escola" é composta pela por Denize Kaminski Ferreira e por graduandas do curso de Pedagogia.

(Foto: Divulgação/ Câmara Municipal)

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page