495450580893305 Projeto inédito premia professoras e alunos em Campina
top of page
  • Foto do escritorLinkada News

Projeto inédito premia professoras e alunos em Campina


A Câmara Municipal de Campina Grande do Sul realizou na tarde da última segunda- feira (24), a cerimônia de premiação do 1.º Concurso Cultural de Redações, através do programa “Câmara na Escola”, de iniciativa do Legislativo Municipal. Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação, o concurso foi direcionado aos alunos do quarto ano do ensino fundamental. O evento contou com a participação de assessores, vereadores, secretários municipais, bem como estudantes e professores.

O projeto buscou estimular a criatividade e a conscientização dos estudantes, visando a formação de cidadãos mais críticos quanto à relevância da participação política da população. As redações tiveram como tema “A importância do Poder Legislativo no município e o nosso papel” e foram desenvolvidas em sala de aula sob orientação dos professores.

Premiação

A aluna Daniela Kaminski, do 4.º B, orientada pela professora Márcia Kaminski, da Escola Municipal José Eurípedes Gonçalves, na sede, foi a autora do texto vencedor, com o título “O papel de cada cidadão”. A aluna e a professora receberam um tablet cada como premiação.

Em segundo lugar ficou a redação “Grandes sugestões de uma pequena cidadã”, elaborada pela aluna Maria Vitória Machado, do 4º C, sob orientação da professora Joselma Thomen, também da Escola Municipal José Eurípedes Gonçalves. A professora ganhou o livro “Ostra feliz não faz pérola” e a aluna, o livro “Advinha quanto eu te amo”.

Já na terceira posição ficou a aluna Milena Maciozek, do 4º C da Escola Municipal Antônio José de Carvalho, no Jardim Ceccon, com a redação “Legislando para uma cidade melhor”. O texto dela foi orientado pela professora Telma Valentin. Como premiação Milena ganhou o livro “Bruxas, Magos e Duendes” e Telma, o título “Extraordinário”. Além disso, todos os alunos receberam um certificado de participação. Além da premiação aos três primeiros colocados, todos os alunos receberam um certificado de participação.

A coordenadora do projeto, professora Denize Kaminski Ferreira, avaliou de forma positiva o aprendizado adquirido pelos alunos durante o curso. “Esta iniciativa foi importante para despertar a conscientização dos estudantes sobre seus direitos como cidadãos. Eles precisam entender que mais importante do que votar, é acompanhar o trabalho dos seus representantes. O projeto serviu para incentivar o diálogo entre os vereadores e a comunidade, contribuindo na formação da cidadania das futuras gerações”, avaliou Denize.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Sergio Cavagni, acredita que o projeto reflete na harmonia dos trabalhos entre legislativo e executivo e serve como diferencial para a atual legislatura. "Com esta ação promovemos a formação política de um cidadão. Acreditamos que maneira gradativa,a população se torne mais consciente e atuante não só na política do seu município, como também no estado e no país. Quanto mais cidadãos interessados na política, melhor a qualidade de seus representantes”.

Câmara na Escola

O projeto “Câmara na Escola” foi aplicado entre os meses de agosto a dezembro de 2014, sob coordenação da pedagoga e mestre em educação, Denize Kaminski Ferreira, que além de sua formação, é também professora universitária de Política e História da Educação. Ao todo, o programa envolveu mais de 1.400 estudantes, destes cerca de 650 da rede municipal de ensino, 800 da rede estadual de ensino, além de aproximadamente 30 graduandos da Faculdade de Campina Grande do Sul (FACSUL).

Durante o projeto, o “Câmara na Escola” concedeu gratuitamente cartilhas contendo explicações referentes ao funcionamento do Legislativo Municipal que serviram como material de apoio aos estudantes. Ainda dentro da didática educacional, foram oferecidas diversas atividades extracurriculares aos alunos participantes como palestras, debates e visitas às sessões realizadas na Câmara de Vereadores.

Concurso Cultural de Redações

Para fechar a primeira etapa do “Câmara na Escola 2014”, o Legislativo Municipal promoveu o 1.º Concurso Cultural de Redações com a finalidade de incentivar os alunos a colocarem em prática o conhecimento adquirido durante o projeto. A primeira edição contou com a participação de 650 alunos do 4º ano do ensino fundamental do município. Destes, 30 foram selecionados como finalistas. Os três melhores trabalhos foram avaliados e premiados de acordo com as regras do concurso.

Cada redação deveria possuir um título e conter de 8 a 15 linhas redigidas em folha oficial, sem identificação da escola/aluno a fim de garantir a isonomia no processo de avaliação e julgamento. Os trabalhos foram avaliados por uma Comissão Julgadora, composta pelos nove vereadores municipais e pelo funcionário Paulo Sérgio do setor administrativo da Câmara Municipal. As normas iniciais de avaliação foram estabelecidas da seguinte forma: Adequação ao tema, originalidade, criatividade, linguagem adequada e respeito às normas da língua portuguesa.

Confira as três redações vencedoras:

3º Lugar - Legislando para uma cidade melhor

“Depois de uma aula de campo que minha turma fez até a Câmara Municipal de Vereadores, aprendi bastante sobre o Poder Legislativo, foi bem legal, porque conheci coisas novas que não sabia.

Aprendi que o Poder Legislativo ajuda o prefeito, dando sugestões de trabalho e também fiscalizando ele nas coisas que faz se são certas ou erradas, cuidam como ele gasta o dinheiro público. O Poder Legislativo também cria e vota leis para melhorar o município. Ele tem o poder de fazer uma ligação entre as pessoas e o prefeito. Assim os cidadãos podem exigir que seus direitos sejam cumpridos.

Quando eu crescer vou acompanhar todas as coisas que o Poder Legislativo faz para tentar melhorar a vida dos cidadãos, e assim fazer uma realidade melhor”.

Texto: Milena Maciozek, 4º C, da Escola Municipal Antônio José de Carvalho.

Orientação: Telma Valentin.

Premiação: um livro “Bruxas, Magos e Duendes” (aluna) e um livro “Extraordinário” (professora)

2º Lugar - Grandes sugestões de uma pequena cidadã

“Ao visitar a Câmara Municipal fiquei muito feliz, pois descobri que faz parte da história da minha cidade. Sou uma pequena cidadã e tenho um papel muito importante, aprendi com o projeto Câmara na Escola que se o prefeito está viajando e o vice está doente, o presidente da Câmara irá substituir.

Você sabe o que o vereador faz? Ele elabora leis, imagina se eles não existissem? Seria difícil né? Se eu fosse algum deles faria cada vez mais coisas para melhorar a nossa cidade.

Ainda sou muito pequena, mas já sei como fazer para dar sugestões para melhorar o meu município. Sabe o que vou fazer? Convidar meus familiares e vizinhos para assistirem as sessões da Câmara. Assim ajudo o meu município ser cada vez melhor”.

Texto: Maria Vitória Machado, 4º C, da Escola Municipal José Eurípedes Gonçalves.

Orientação: professora Joselma Thomen.

Premiação: Um livro “Ostra feliz não faz pérola” (professora e um livro “Advinha quanto eu te amo” (aluna).

1º Lugar - O papel de cada cidadão

“Na vista à Câmara Municipal aprendi muito sobre o Poder Legislativo. Os vereadores são os nossos representantes na sociedade. Eles fazem e aprovam as leis e fiscalizam as ações da prefeitura. Eles têm um papel muito importante, por isso nós cidadãos temos que votar consciente. Sou criança, mas já sei dos meus direitos e principalmente dos meus deveres, nunca venda seu voto, assim estaremos ajudando o nosso município a crescer. Isso é cidadania.

Aprendi que a população pode participar das sessões na Câmara e que podem se manifestar. Gostaria de poder participar de uma sessão, para poder pedir aos senhores vereadores uma quadra coberta, pois durante as aulas de educação física, professores e alunos de minha escola sofrem com as alterações climáticas”.

Redação escrita pela aluna Daniela Kaminski, 4.º B, da Escola Municipal José Eurípedes Gonçalves.

Orientação: professora Márcia Kaminski.

Premiação: Dois tablets, um para a aluna e outro para a professora.

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page