Portal Linkada News
Projeto que prevê a Semana de Conscientização sobre o Autismo é aprovado na Câmara de Quatro Barras
Os vereadores de Quatro Barras aprovaram por unanimidade o projeto que prevê a Semana de Conscientização sobre o Autismo. De autoria do parlamentar Kayo Augustus Santos, a proposta visa a realização de campanhas institucionais, seminários, palestras, aulas especiais nas escolas da rede municipal e cursos sobre o Transtorno do Espectro Autista para toda a população interessada.
Em entrevista ao Linkada News, o vereador Kayo Augustus explicou que a luta pelos direitos dos autistas acontece desde o início de seu mandato, após ele e sua equipe observarem que havia uma vulnerabilidade na execução das leis voltadas para esse tema. “Inicialmente questionamentos a Secretaria de Saúde com relação ao número de pessoas que tinham essa doença no município e o que estava sendo feito a respeito e, em seguida, criamos algumas leis para dar auxílio a esses diagnosticados”, contou.
Além deste projeto, o vereador ressaltou que outros a respeito do tema já tiveram êxito no último ano. “Começamos com a aprovação da Carteira de Identificação da Pessoa com Autismo no ano passado e aprovamos a Politica Municipal da Pessoa com Autismo, na qual determinamos as responsabilidades das Secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social para criar uma estrutura de rede que preste atendimento adequado a essas pessoas. Além disso, tivemos a aprovação no legislativo da obrigatoriedade da inserção do símbolo do autismo nas placas de identificação”, afirmou.
SOBRE O AUTISMO - O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.
Segundo os Dados do Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA) divulgado pelo Ministério da Saúde, o Brasil realizou, em 2021, 9,6 milhões de atendimentos em ambulatórios a pessoas com autismo, sendo 4,1 milhões ao público infantil com até 9 anos de idade.
Confira como foi a aprovação do projeto:
(Vídeo: Reprodução/Facebook)
Comments